academia do cafe

10 cafeterias de Minas Gerais que você precisa conhecer

Você sabia que Minas Gerais é o maior produtor mundial de café? E que aqui nascem os melhores grãos do mundo? Pois é, Minas é referência no assunto. Muitas daquelas xícaras de café que você toma em suas viagens pelo mundo, são na verdade daqui.

Portanto, para celebrar o Dia Nacional do Café (24/5) listamos as 10 melhores cafeterias de Minas Gerais para você programar uma ida. Quando visitar estas cidades, não deixe de saborear o melhor de Minas!

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

 

Academia do Café – Belo Horizonte

Este é um dos espaços mais descolados da capital mineira, tem grafite no muro, mesa compartilhada e até pé de café na decoração. O lugar é um paraíso para os apreciadores da bebida, pois além de poder experimentar o café preparado em diferentes métodos, pode se inscrever para os diversos cursos sobre a bebida.   

academia do café

Academia do Café, em BH – Foto: Marden Couto/TM

 

Unique Café Store – São Lourenço

A cafeteria se destaca no calçadão da cidade, com fachada colorida e mesas na calçada. Sofás estofados com sacas de café e parede lotada de blends que você pode levar pra casa completam o ambiente. Das mãos dos baristas saem deliciosas bebidas. De lá partem os passeios para a Rota do Café Especial, que visita uma lavoura premiada.

unique café store

Unique Café, em São Lourenço – Foto: Marden Couto

 

Taberna D’Omar – São João del-Rei

Pertinho da Igreja do Carmo, uma portinha de madeira chama a atenção de quem caminha pela Rua Direita. Ao entrar o cliente dá de cara com pães artesanais empilhados em uma parede e rodeados por pães de queijo e cookies. A melhor pedida é sentar em uma das mesas e apreciar o café servido na prensa francesa.

taberna d'omar

Taberna d’Omar, em São João del-Rei – Foto: Marden Couto

 

Sá Rosa Café – Poços de Caldas

Em um lindo prédio, no centro de Poços de Caldas, a Sá Rosa se destaca pelo cheirinho do café, quando o torrador está funcionando. Esta elegante cafeteria, com amplo salão e atendentes sorridentes, serve drinks deliciosos e acompanhamentos como croissant.

sá rosa café

Sá Rosa Café, em Poços de Caldas – Foto: Marden Couto/TM

 

Rellicário Brigaderia e Café – Juiz de Fora

Este lugar é um achado, feliz do dono que combinou duas paixões brasileiras, café e brigadeiro. O ambiente fofo, com decoração em azul e marrom, e uma vitrine de brigadeiros, é um convite a gulodice. A melhor pedida é harmonizar as bebidas com os docinhos gourmet.   

rellicário

Rellicário Brigadeiria, em Juiz de Fora – Foto: Marden Couto

 

Villa Koa Boutique Café – Ouro Preto

Em meio aquele agito todo de Ouro Preto, que tal se refugiar na cafeteria mais charmosa da cidade? Com mesas e cadeiras descombinando, ambiente intimista e gente de tudo que é canto do mundo, esta cafeteria é um dos meus lugares favoritos na cidade. Sente em uma mesa próxima à janela para poder espiar o vaivém de turistas na rua.

café cultural

Café Cultural, em Ouro Preto – Foto: Marden Couto

 

Cafeteria Ouro Negro – Tiradentes

Esta pequenina cafeteria na cenográfica Rua Direita, é um achado para quem quer descansar os pés das ruas de pedra. Com móveis de madeira de demolição, almofadas coloridas e lareira, este cantinho remete a casa da vovó. Da cozinha saem bons cafés, acompanhados de bolos fofinhos.

ouro negro

Ouro Negro, em Tiradentes – foto: Marden Couto

 

Gressoney Chocolates – Monte Verde

Logo na entrada do distrito mais conhecido de Minas Gerais, o prédio em estilo enxaimel chama atenção. Da vitrine os clientes podem ver a produção do primeiro chocolate artesanal de Monte Verde. Mas o melhor é sentar em uma mesa de frente para a avenida e degustar um café acompanhado de prímulas, mordiscos e marzipans.

gressoney

Gressoney, em Monte Verde – Foto: Marden Couto

 

Bookafé – Sete Lagoas

No centro de Sete Lagoas está uma franquia da rede Bookafé, que alia café e leitura. A decoração modernosa e o ambiente climatizado são um deleite pra quem quer repor as energias. Deliciosos drinks e panquecas são servidos aos clientes pelas mãos das simpáticas atendentes.  

bookafé

Bookafé, em Sete Lagoas – Foto: Marden Couto

 

Cafeteria Grão Terra – Três Corações

A Grão da Terra agrega a culinária mineira com a libanesa. Lá você encontra delícias como o quibe de carneiro servido com geleia de hortelã e o suco de laranja com café. Outro diferencial é que a cafeteria produz seu café especial e premiado, o Essência da Terra. O trabalho da família começa no plantio, passa pela colheita, secagem, moagem até o produto final. No local também há um parquinho para crianças e bichos. 

BR-381, km 742, Três Corações 

(35) 9 8816-8936 

www.cafeessenciadaterra.com.br

grão da terra - crédito Marden Couto

Cafeteria Grão da Terra, em Três Corações – Foto: Marden Couto

 

E aí, curtiu nossas escolhas? Compartilhe com seus amigos! Conhece alguma cafeteria bacana que não foi citada? Deixe aqui nos comentários pra gente!

 

No GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas de Minas Gerais e da Estrada Real! 

cta_finalpost_roteiros
Postagens relacionadas
compras em minas gerais, crédito Marden Couto
7 destinos de compras em Minas Gerais
mercado central bh - crédito Marden Couto
17 lojas imperdíveis no Mercado Central de Belo Horizonte
mercados - credito Marden Couto
Os 10 melhores mercados de Minas Gerais
belo horizonte - credito Marden Couto
20 imagens para você se apaixonar por Minas Gerais
folclore, credito Renato - A Casa Nômade
11 manifestações folclóricas de Minas Gerais
15 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web