turismo de negócios e eventos - credito Marden Couto

10 cidades mineiras que se despontam no turismo de negócios e eventos

Seminários, palestras, feiras, festivais e treinamentos são algumas atividades que movimentam as cidades e levam turistas ao longo do ano. O turismo de negócios e eventos é um dos que mais impulsionam o setor no Brasil inteiro. 

Ano passado foram registrados quase 900 eventos cadastrados pelo Ministério do Turismo no Calendário Nacional de Eventos. A prática ajuda a movimentar a economia das cidades, gera empregos e supre a sazonalidade do turismo de lazer em determinadas regiões.

A Fundação João Pinheiro (FJP) através do monitor FJP ranqueou as cidades mineiras que são responsáveis pela maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) no estado. 

Os municípios são polos industriais e empresariais, que possuem centros de convenções e rede hoteleira com infraestrutura para receber grande público. Confira os top 10!

 

Belo Horizonte

A capital mineira é bastante movimentada pelo turismo de negócios durante o ano inteiro. São centenas de acontecimentos que atraem a população de diferentes regiões de Minas e também de outros estados do país. Alguns eventos sediados em BH possuem grande relevância e são referência no Brasil. A capital também é porta de entrada de turistas que chegam de outros locais e vão para eventos nas cidades do entorno. Belo Horizonte é sede de grandes empresas, indústrias e startups, que frequentemente atraem executivos para eventos corporativos, além de ser sede administrativa do governo.

 

Uberlândia

A maior cidade do interior do estado também é movimentada pelo turismo de negócios e eventos. Uberlândia, localizada na região do Triângulo Mineiro, recebe frequentemente turistas de São Paulo e Goiás, devido as proximidades desses estados. A cidade é sede de eventos nacionais e também internacionais, e a prestação de serviços é o que mais movimenta a economia local, seguido do setor industrial e agricultura.  

 

Contagem

Localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Contagem possui importância significativa para o PIB mineiro. A cidade conta com atividade comercial intensa e grande comércio de eletrodomésticos, vestuários e calçados, além de possuir várias indústrias localizadas na Cidade Industrial Coronel Juventino Dias e no Distrito Industrial Doutor Hélio Pentagna Guimarães.

 

Betim

Também situada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Betim possui um Parque Industrial composto por diversas empresas como as concessionárias Scuderia FIAT, Treviso Volvo Caminhões e ônibus. 

 

Juiz de Fora

A maior cidade da Zona da Mata Mineira possui localização privilegiada entre três das capitais do Sudeste (Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo) o que torna o município alvo estratégico do turismo de eventos e negócios. A famosa Manchester Mineira, como era conhecida, possui um distrito industrial com importantes empresas de segmentos variados como Mercedes-Benz, Acerlor Mital, Medquímica. Juiz de Fora foi durante muitos anos referência no setor têxtil e polo de grandes confecções e indústrias do setor.

 

Uberaba

A agropecuária movimenta a economia de Uberaba, cidade que é polo na criação, desenvolvimento genético e comercialização do zebu, tendo sido escolhida como sede da principal e maior central de inseminação pecuária do país. A cidade sedia eventos do segmento como Expozebu, no mês de maio, Mega Leite, no mês de julho, e Expogenética, em agosto. Uberaba possui o maior PIB agrícola do estado, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor industrial e o terciário também contribuem para atrair a atenção dos executivos para a cidade, e são propulsoras do turismo em Uberaba.

 

Ipatinga

Na região do Vale do Rio Doce, a cidade é um importante polo industrial em Minas. Sede da Usiminas, a atividade econômica é concentrada no segundo setor, como confecção de artigos e acessórios de vestuário, extração e manipulação de minerais não-metálicos, fabricação de móveis e artefatos mobilísticos, produção de alimentos e bebidas e fabricação de produtos oriundos da metalurgia. 

 

Nova Lima

Situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Nova Lima é a melhor cidade para se viver em Minas Gerais. Os 87 mil habitantes contam com alto índice de longevidade, opções de turismo e bons índices educacionais, o que fez com que a cidade alcançasse o topo da lista. A economia da cidade é movimentada pela mineração e pelo aumento das cervejarias artesanais.

 

Sete Lagoas

A cidade é um grande polo industrial, localizado a aproximadamente 72 km de Belo Horizonte. O município conta com diversas empresas e indústrias, que estão concentradas na extração de calcário, mármore, ardósia, argila, areia e na produção de ferro-gusa, responsável por 65% da produção total em Minas. A cidade também possui fábricas de peças automotivas e linhas de montagem de caminhões e veículos, além de empresas siderúrgicas.

 

Montes Claros

A economia da cidade engloba os três setores, primário, secundário e terciário. Mas, é nesse último que concentra a principal vocação do município. Em Montes Claros é possível encontrar diversos segmentos de comércio e prestação de serviços de várias áreas, como na educação e saúde. A indústria é o segundo destaque da cidade com grande complexo industrial, além das unidades produtivas de pequeno e médio portes.

 

Você conhece mais sobre estas cidades importantes para o turismo de negócios e eventos em Minas? Deixe uma mensagem pra gente no espaço abaixo!

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
praças - credito Marden Couto
9 praças mineiras que parecem saídas de um conto de fadas
órgãos históricos, caraça - credito Marden Couto
Que tal assistir um concerto dos órgãos históricos de Minas Gerais?
divulgação ville celestine
14 dicas de hotéis para se hospedar em Belo Horizonte
pico da bandeira - credito prefeitura de alto caparao
6 picos mais altos de Minas Gerais
divulgação minas beach termas resort
6 parques aquáticos de Minas Gerais para você espantar o calor

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web