turismo sustentavel - credito Marden Couto

10 mandamentos do viajante sustentável

O turismo movimenta a economia e altera o funcionamento das cidades. Com um aumento do fluxo de pessoas em determinados locais, estratégias devem ser pensadas para atender aos turistas, sem diminuir a qualidade de vida da população nativa. Pensando nisso, listamos algumas ações que devem ser praticadas pelos turistas.

As dicas servem para quem já visitou vários destinos e também para aqueles que são marinheiros de primeira viagem. Os 10 mandamentos do viajante sustentável ajudam a aproveitar o roteiro, gerando menor impacto no meio ambiente e na estrutura local.

São dicas para curtir os destinos de forma sustentável, com consciência ambiental e responsabilidade social, levando em consideração as consequências das nossas ações para as gerações futuras. Confira!

 

1 – Não gastarás água em excesso

Por algum tempo sofremos com o racionamento de água devido a diminuição do nível das chuvas em diversas regiões do país. Sabemos da importância desse bem precioso para a nossa qualidade de vida, por isso o consumo consciente, evitando desperdício é muito importante. Durante as suas viagens, se atente ao seu consumo de água para que não seja excessivo e lembre-se sempre de fechar bem torneiras e chuveiros para evitar vazamentos. Se estiver em hotel, não precisa trocar as toalhas e a roupa de cama todos os dias, pois assim economizará a água da lavagem.

 

2 – Não deixarás luzes acessas

A economia de energia também é uma forma de ser sustentável. Ao sair dos recintos lembre-se sempre de apagar as luzes. Aproveite ao máximo a luz natural como recurso de iluminação, além de ser de graça ainda é responsável por ativar a vitamina D em nosso organismo. Lembre-se também de sempre desligar o ar condicionado e a TV.

 

3 – Consumirás produtos locais

Valorizar a cultura e a gastronomia local é uma forma de movimentar a economia da cidade. Invista no trabalho artesanal, que além de beleza carrega uma história, agregando ainda mais valor aos objetos, peças e utensílios adquiridos. Saborear a culinária local também é sempre uma boa pedida, ainda mais em Minas Gerais que é famosa por conquistar os turistas também pelo estômago.

 

4 – Jogarás lixo no lixo

Mantenha o local sempre limpo, tenha a preocupação de descartar o seu lixo nas lixeiras, mesmo que não tenha nenhuma à vista. Procure saber também se o destino visitado possui coleta seletiva, em caso positivo separe o lixo para reciclagem de forma apropriada, facilitando assim o trabalho de reciclagem destes materiais.

 

5 – Usarás transporte alternativo

Aproveite o passeio para utilizar transporte alternativo, como bicicleta e charrete, e valorize as caminhadas para passear pelos roteiros turísticos. Evite o stress do trânsito e o acúmulo de emissão de gases poluentes provenientes das queimas de combustíveis. Aproveite a viagem para fazer exercícios como pedalar ou simplesmente caminhar. Utilizando transportes alternativos você pode até economizar.

 

6 – Utilizarás sacolas retornáveis

Se vai às compras, dê preferência para as sacolas retornáveis. Sacolas de plástico degradam o meio ambiente e o processo de decomposição demora muitos anos. Carregue na mala uma sacola retornável, assim é mais fácil ter sempre à mão quando precisar.

 

7 – Economizarás papel

Seja consciente e não utilize mais do que julgar necessário. As folhas para secar as mãos e os bloquinhos de anotações, por exemplo, devem ser utilizados com consciência.

 

8 – Respeitarás as regras

Fique sempre atento às regras existentes nos roteiros e atrativos turísticos que visitar. Tem locais que fotos com flashes são proibidas, outros em que é vedado tocar nos objetos, alimentar os animais e pisar na grama, por exemplo. Respeite as regras locais.

 

9 – Preservarás a natureza

Minas Gerais é rica em belezas naturais, faça a sua parte e preserve as riquezas que o estado tem para oferecer. Os encantos do estado são tantos que aqui temos 5 parques nacionais e 10 parques estaduais abertos à visitação. Programe-se para conhecê-los.

 

10 – Vivenciarás a cultura local

As manifestações culturais do estado são um atrativo a parte. Aproveite para conhecer e apreciar um pouquinho do que acontece no destino visitado como as festas religiosas, festivais gastronômicos e eventos musicais. Provar a culinária local, conhecer personalidades marcantes e ouvir as histórias tradicionais enriquecem ainda mais a experiência da viagem.

 

viajante sustentável - crédito Marden Couto

 

Você já havia parado para pensar em como ser um turista sustentável? Se gostou das dicas, deixe uma mensagem pra gente!

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
estatuas - credito Turismo de Minas
7 estátuas em Minas Gerais para você tirar fotos
cordisburgo - credito Marden Couto
Roteiro literário: viajando através dos livros 
grande hotel e termas araxá - crédito Marden Couto
Conheça 6 cassinos suntuosos em Minas Gerais
inhotim - credito Marden Couto
Inhotim: veja quais são os atrativos imperdíveis
órgãos históricos, caraça - credito Marden Couto
Que tal assistir um concerto dos órgãos históricos de Minas Gerais?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web