comida mineira - credito Marden Couto

12 comidas mineiras de dar água na boca

A nossa culinária é famosa no país inteiro. São deliciosos pratos típicos e uma variedade para ninguém botar defeito. A fama da cozinha mineira é tão boa que provar a culinária local é item imprescindível na lista dos turistas. E se tem algo que mineiro valoriza é fatura, então se você vem visitar o estado, prepare-se para comer bem e comer muito.

Para comprovar como a comida mineira conquista todo mundo, listamos alguns pratos típicos que só de pensar já dão água na boca. Confira!

 

Frango com Quiabo

O frango com quiabo é um clássico, muito comum nas mesas dos mineiros e também nos restaurantes típicos. Não tem como vir a Minas e não provar esse prato.

 

Frango ao Molho Pardo

Em Minas esse prato é conhecido como frango ao molho pardo, mas existem variações em outras regiões, como no nordeste onde é chamado de galinha à cabidela. A sua origem é portuguesa e a base do molho pardo é o sangue, que incrementa ainda mais a receita.

 

Costelinha com Canjiquinha

Ideal para os dias frios, a canjiquinha com a costelinha é um convite a comilança. Esse prato é tão gostoso que é impossível comer uma vez só.

 

Feijão Tropeiro

O tropeiro é famoso na mesa do mineiro e prato oficial de quem vai ao estádio Mineirão, em BH. A iguaria leva farinha, ovo, carnes variadas e feijão. Conta-se que a receita surgiu dos tropeiros, nome dado aos homens responsáveis por transportar os alimentos durante o período colonial.

 

Tutu de Feijão

É um feijão batido com farinha, um prato também muito comum de se encontrar nos restaurantes. Rodelas de ovos e cebolinhas são os típicos itens de decoração na receita.

 

Vaca Atolada

Mandioca com carne de boi, a vaca atolada está muito presente quando a temperatura dos termômetros começam a cair. A origem do nome é justamente porque a carne fica embrenhada em meio à mandioca.

 

Arroz com Suã

Um arroz mais carregado que utiliza a suã – um tipo de carne de porco -, como ingrediente principal. O mais divertido é sugar  a carne do osso, fazendo barulho.

 

Rabada com Agrião

A rabada com agrião também tem seu valor na culinária mineira. Ela é cozida por horas e horas junto com o agrião e servida desmanchando.

 

Mexido

A regra para não desperdiçar é juntar as sobras das refeições e fazer um grande mexido, colocar um ovo estalado por cima dá aquele toque especial. A ideia é tão boa que existem até restaurantes que possuem a opção mexido no cardápio.

 

Angu

Essa maravilha feita de água e fubá vai bem como acompanhamento de quase todos os pratos mineiros. Pode ser molinho ou cortado em pedaços.

 

Couve

Sem dúvida a couve está no top 5 das verduras que o mineiro mais gosta, acompanha várias receitas e ainda garante nutrientes para quem come. Pode ser consumida crua ou refogada.

 

Linguiça

Os embutidos também agradam muito por aqui, seja para compor receitas,  para o churrasco ou para comer com pão ou pão de queijo em uma parada pela estrada. É possível encontrar uma grande variedade de linguiças pelo estado.

 

Qual o seu prato típico de Minas preferido? Conta pra gente nos comentários!

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
lembrancinhas de minas - credito Marden Couto
14 lembrancinhas de Minas que você tem que levar na mala
viagem - credito Marden Couto
10 coisas que todo mundo que adora viajar deveria fazer pelo menos 1x por ano
simbolos de minas
Símbolos de Minas Gerais: conheça os itens que representam o estado
expedição turismo de minas
1 ano da Expedição Turismo de Minas
ibitipoca
4 lugares especiais de Minas Gerais para uma viagem romântica
10 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web