serras mineiras - credito Marden Couto

15 serras mineiras para você conhecer antes de morrer

As montanhas de Minas Gerais compõem paisagens dignas de serem emolduradas. O relevo presente no estado proporciona vistas deslumbrantes, além de reunir uma rica diversidade de fauna e flora.

Listamos algumas das principais serras existentes no estado, que os amantes da natureza e de belas paisagem ainda tem que reservar um tempinho na vida para conhecer. São paisagens tão exuberantes que, sem dúvida, você não vai se arrepender, a não ser se deixar de visitar! 

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

 

Da Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira é uma das regiões mais bonitas do estado. Atrai muitos casais em busca do aconchego das montanhas e também aventureiros prontos para explorar a região. Situada pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo é lar de inúmeras cachoeiras e formações rochosas, com paisagens decoradas por espécies de plantas e animais da mata atlântica.

Do Espinhaço

A Serra do Espinhaço, conhecida como a Cordilheira Brasileira, é composta de um conjunto de montanhas, serras, montes e vales muito conhecidos. Serra do Cipó, Chapada Diamantina, Serra dos Cristais e Serra de Ouro Branco, por exemplo, são alguns dos nomes popularmente conhecidos de trechos do Espinhaço. O nome foi dado por um geólogo alemão Ludwig von Eschwege, devido a sua formação, que se assemelha a uma espinha dorsal, quase que em linha reta.


Do Cipó

A região onde se encontra a Serra do Cipó tem origem no século 18, ao redor de uma pequena capela construída no local. O povoado foi crescendo e hoje é uma cidade, que se chama Santana do Riacho. O município é dotado de vários sítios arqueológicos, que fazem parte da Grande Região Arqueológica de Lagoa Santa, que comprovam a existência humana no local há mais de 10.000 anos.

 

Da Canastra (foto)

Na região da Serra da Canastra é produzido um dos queijos mais tradicionais do Brasil. Tem ainda o Parque Nacional da Serra da Canastra, com paredões rochosos e inúmeras quedas d’água. A região atrai centenas de turistas, principalmente entre os meses menos chuvosos. 

 

Da Moeda

No alto da Serra da Moeda, a 1.500 metros de altitude é possível desfrutar de uma das mais belas paisagens mineiras, contornadas pelos mares de morros bem característico do estado. Para os mais aventureiros ainda é possível realizar um voo de parapente no local. 

 

Do Curral 

Rodeando a capital mineira está a Serra do Curral. O parque de nome homônimo é uma ótima opção para quem quer explorar este cartão postal. Com altitude de até 1.380 metros, possui muitos atrativos como trilhas e mirantes, além de espaços para convivência.


Do Ibitipoca

Do alto da Serra do Ibitipoca é possível contemplar as belezas naturais existentes entre os municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. São piscinas naturais, cachoeiras e grutas, que coloca o Parque Estadual do Ibitipoca como o mais visitado de Minas Gerais. 


De São José 

A Serra de São José contorna a cidade histórica de Tiradentes. O local é famoso entre os moradores e turistas e ideal para apreciar a natureza, curtir as trilhas ecológicas, respirar o ar puro, além de contemplar as belas cachoeiras, riachos e a fauna e a flora.


Do Caraça

A Serra do Caraça fica entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara. No local está o Parque Natural do Caraça, que abriga diversos picos, grutas, cascatas e cachoeiras e uma flora e fauna impressionantes. São ipês, orquídeas, candeias, macaúba, 274 espécies de aves, além de saguis, quatis, raposas, antas e o famoso lobo-guará. 


Do Caparaó

Na região da Serra do Caparó, a principal atração é o Parque Nacional, onde está localizado o Pico da Bandeira, terceiro mais alto do Brasil, com 2.892 metros de altitude. Nos arredores do parque também é possível explorar as belíssimas quedas d’água, a Cachoeira Bonita e o Vale Encantado, formado por diversas corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais.

 

Dos Alves 

A Serra dos Alves está localizada a 45 km de Itabira e a 15 km do distrito de Senhora do Carmo. É um lugar ideal para quem procura beleza e tranquilidade. Há muitos atrativos naturais como o Cânion dos Marques e a Cachoeira do Bongue, que valem o passeio.


Dos Cristais 

A Serra dos Cristais é uma moldura da cidade de Diamantina. O Conjunto Paisagístico Serra dos Cristais é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) desde de 2010. A Serra é bastante reconhecida por suas belezas naturais e compõe a paisagem e a história do antigo Arraial do Tijuco, atual Diamantina.

ASSISTA AO VÍDEO QUE GRAVAMOS EM DIAMANTINA

 


Da Piedade

A Serra da Piedade, em Caeté, é considerada um importante marco turístico, religioso e ambiental do estado. Em seu topo está o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais. Lá também funciona o Observatório Astronômico Frei Rosário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para quem gosta de apreciar as noites de lua cheia ou eventualidades astronômicas.


De Santa Helena 

A Serra Santa Helena está localizada a sete quilômetros do centro de Sete Lagoas. É uma formação calcária, com aproximados 1.000 metros de altitude, de onde decolam voos de parapente. Proporciona a mais bela vista da região. Localizada na serra, a Igrejinha da Serra é símbolo cristão da região e foi construída em 1852. 


Do Lopo 

Localizado mais no sul do estado, encontra-se a Serra do Lopo, na cidade de Extrema. O local integra o circuito turístico da região, na Rota dos Ventos, junto com a Floresta Atlântica. É possível avistar o Pico do Lopo que está a 1.780 metros acima do nível do mar, e dizem que o nome se deve a grande presença de lobos-guarás na região.

ASSISTA AO VÍDEO QUE FIZEMOS EM EXTREMA

 

Você já visitou algumas destas serras citadas na lista? Conta pra gente nos comentários!

 

No novo GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas de Minas Gerais e da Estrada Real! 

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
santos dumont - credito Marden Couto
Santos Dumont: o pai da aviação é mineiro
grão da terra - crédito Marden Couto
Descubra quais são as 10 melhores paradas nas estradas de Minas Gerais
azeite em Minas Gerais - credito Marden Couto
Você sabia que em Minas tem produção de azeite? E que dá pra visitar as fazendas?
bares em bh - credito Marden Couto
8 bares imperdíveis em BH
manual do viajante
Manual do viajante: um guia para fazer uma viagem tranquila em Minas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web