turismo de aventura em minas gerais - credito Marden Couto

4 cidades de Minas Gerais para fazer turismo de aventura

O turismo de aventura ganhou destaque nas últimas décadas e a procura por destinos turísticos que oferecem atividades de aventura, como mergulho, rapel, arvorismo e trekking aumentou consideravelmente, talvez movida pela experiência de estar em contato com a natureza e de fomentar a adrenalina. 

O Brasil foi eleito o melhor destino de aventura do mundo no ranking global Best Countries e não foi sem razão, afinal, somos privilegiados quando se trata de belezas naturais. Mas com tantas opções, como escolher o destino da próxima viagem? Pensando nisso, neste post selecionamos as melhores cidades de Minas Gerais para quem deseja fazer turismo de aventura. Confira:

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

 

Lima Duarte – Parque Estadual do Ibitipoca

Conceição do Ibitipoca é um distrito do município de Lima Duarte, na Zona da Mata, conhecido por sua beleza natural exuberante e pela simplicidade do povoado rústico e acolhedor localizado na Serra da Mantiqueira, cadeia montanhosa que se estende por três estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

As maiores belezas da cidade estão protegidas na área do Parque Estadual do Ibitipoca que conta com grutas, montanhas e cachoeiras. Dentre os vários atrativos naturais e trilhas que o parque oferece, o circuito da Janela do Céu com cerca de 18 km é o preferido dos aventureiros que visitam a região.

Onde hospedar: Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer (32) 3281-8148 serradoibitipoca.com.br

parque estadual do ibitipoca - credito Marden Couto

Fotos: Marden Couto / Turismo de Minas

 

São Roque de Minas – Parque Nacional da Serra da Canastra

São Roque é uma cidade privilegiada e um dos locais mais procurados para o turismo de aventura já que dá acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra. A região conta com diversas cachoeiras que favorecem a prática de rapel e canionismo, como a Cachoeira do Capão Forro e a Cachoeira do Nego.

Mas o destaque vai para a Cachoeira Casta d’Anta com nada menos do que 186 metros, é a maior queda do Rio São Francisco e considerada o atrativo mais importante da Serra da Canastra. O acesso é relativamente fácil tanto para a parte alta quanto para a parte baixa da serra e feito por estradas de terra.

Onde hospedar: Hotel Chapadão da Canastra (37) 3433-1267 chapadaodacanastra.com.br

parque nacional da serra da canastra - credito Marden Couto

 

LEIA TAMBÉM – Top 19 hotéis para se hospedar no interior de Minas

Santana do Riacho – Parque Nacional da Serra do Cipó

O município de Santana do Riacho é considerado por muitos a capital mineira do ecoturismo, por ser a porta de entrada para o Parque Nacional da Serra do Cipó. O lugar é rico em curso d’água e conta com diversos lagos, poços e cachoeiras, além disso, é claro, das belíssimas paisagens naturais, grutas, pedreiras e campos rupestres.

Entre os atrativos estão a Cachoeira Grande, que tem 50 metros de extensão e 9 metros de altura. Um cenário convidativo para uma nova aventura. E o Poço Azul, um pequeno poço formado por filete de água que nasce das profundezas do Salão de Pedras. As águas incrivelmente azuis e cristalinas impressionam os visitantes.

Onde hospedar: Pousada Chão da Serra (31) 3718-7040 chaodaserra.com.br

parque nacional da serra do cipo - credito Marden Couto

 

Alto Caparaó – Parque Nacional do Caparaó

Alto Caparaó é a cidade onde se localiza o principal acesso ao Parque Nacional do Caparaó. A atração mais procurada da cidade para os apaixonados por turismo de aventura é a trilha até o Pico da Bandeira, terceira montanha mais alta do Brasil, para assistir ao nascer do sol e apreciar a vista da região a mais de 2.892 metros de altitude.

No arredores do parque também é possível explorar as belíssimas cachoeiras. As mais frequentadas são a Cachoeira Bonita com 80 metros de queda e acesso por uma trilha fácil com cerca de 300 metros de extensão e o Vale Encantado formado por diversas corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais, com cerca de 400 metros de trilha.

 

LEIA TAMBÉM – 5 hotéis para uma noite romântica em BH

 

E, então, pronto para começar a explorar o melhor do turismo de aventura de Minas Gerais? Qual será o seu próximo destino? Compartilhe com a gente, deixe seu comentário.

 

No novo GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas de Minas Gerais e da Estrada Real! 

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
fazenda capão grande - credito Marden Couto
5 razões para escolher Minas como seu próximo destino de viagem
grão da terra - crédito Marden Couto
As 10 melhores paradas nas estradas mineiras
caminho velho da estrada real - credito Marden Couto
Caminho Velho da Estrada Real: descubra quais cidades visitar
casa de chica da silva - credito Marden Couto
Conheça os 5 personagens que marcaram a história de Minas Gerais
Passeios por fazendas de café

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web