artesanato mineiro - credito marden couto

4 lugares para você comprar artesanato em Minas 

O artesanato é uma das marcas registradas de Minas e sai das mãos de mais de 250 mil artesãos. Boa pedida para levar uma lembrança da viagem para casa, os produtos assumem uma identidade diferente de acordo com a região do estado.

Argila, fibras vegetais, chifre, madeira, metal, papel, pedra, tecidos e couro, são trabalhados em todas as regiões de Minas Gerais, mas os destaques do estado são os materiais e lugares que listamos nesta matéria.

Se todas as vezes que você volta de viagem a família se reúne para a distribuição dos presentes, quando chegar de Minas vai surpreender o pessoal com peças únicas, que são a cara daqui.

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

 

Pedra-sabão (Ouro Preto)

Extraída desde o século XVIII das jazidas de Santa Rita de Ouro Preto, a pedra-sabão é um material versátil com que se fazem desde joias a panelas. A tradicional Feira de Artesanato do Largo do Coimbra (adelcfeiradepedrasabao.amawebs.com) reúne todos os dias mais de 50 expositores em frente à Igreja de São Francisco de Assis, com boa variedade de produtos.

pedra-sabão ouro preto - credito marden couto

 

Estanho (São João del-Rei)

Sinônimo de luxo nas casas coloniais brasileiras do século XVIII, aos poucos o estanho foi substituído por outros materiais, como porcelana. O responsável por resgatá-lo foi o inglês John Somers, que em 1968 abriu uma fábrica em São João del-Rei para confeccionar produtos de estanho. No estabelecimento que leva seu nome (johnsomers.com.br), é possível conhecer o processo de produção e adquirir jogos de chá e jarras de estilo medieval.

estanho - são joão del-rei - credito marden couto

 

LEIA TAMBÉM – O que fazer em Carrancas: roteiro completo

 

Cerâmica (Vale do Jequitinhonha)

Na porção norte do estado, a região é conhecida desde os anos 1970 pela produção de cerâmica. As mulheres, chamadas de “paneleiras”, recorriam ao barro para gerar renda para a sua família. Em princípio, fabricavam itens como moringas e vasilhas, mas depois passaram a criar também objetos de decoração. A arte hoje é distribuída por comerciantes e pode ser encontrada em outras cidades mineiras.

cerâmica - vale do jequitinhonha - credito marden couto

 

Madeira (Bichinho)

Até os anos 1990, o diminuto distrito mantinha-se pela agricultura e pecuária. Com a abertura da Oficina de Agosto (oficinadeagosto.com.br), em 1991, espécie de coletivo que promove o artesanato local, o lugar passou a produzir móveis e esculturas feitas de madeira de demolição, vendidos em diversas lojas dali e até no exterior.

madeira - bichinho - credito marden couto 

 

LEIA TAMBÉM – Saiba quais são as 10 cidades mineiras com a melhor qualidade de vida

 

#DICATM

No Circuito Liberdade, em BH, está o Centro de Arte Popular – Cemig, onde o público pode conhecer obras de artistas de várias regiões de Minas Gerais.

Você também curte o artesanato de Minas Gerais? Compartilhe com seus amigos! Conhece algum lugar no estado que produza um artesanato diferente? Conte pra gente nos comentários!  

 

No novo GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas de Minas Gerais e da Estrada Real! 

cta_finalpost_roteiros
Postagens relacionadas
cachaça - credito Marden Couto
Que tal visitar um alambique e conhecer o processo de produção da cachaça artesanal?
inhotim - credito Marden Couto
5 destinos bate e volta a partir de Belo Horizonte
IMG_4100
Alerta: veja o que não fazer em terras mineiras
hoteis de luxo em minas gerais - credito Marden Couto
15 hotéis de luxo pra você se sentir um rei em Minas Gerais
lojas de produtos mineiros - credito Marden Couto
6 lojas em BH que vendem produtos mineiros
11 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web