capitolio - credito Marden Couto

5 cidades para praticar turismo náutico em Minas Gerais

Que Minas Gerais não tem mar todo mundo sabe, agora que o estado possui turismo náutico e potencial para esportes aquáticos é novidade para muita gente. Dá pra passear de barco, de jet ski, esquiar, fazer stand up paddle, wakeboard e rafting, além de pescar.  

O turismo náutico era uma atividade voltada mais para as pessoas de alto poder aquisitivo, no entanto hoje em dia a prática está mais acessível. Confira algumas cidades do estado onde é possível se aventurar pelas águas!

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

 

Capitólio

Situada a 276 km da capital, o principal atrativo de Capitólio é o Lago de Furnas, conhecido também como Mar de Minas. O Lago foi projetado em 1963 para a criação da Usina Hidroelétrica de Furnas e abrange 34 municípios. É um dos maiores lagos artificiais do mundo, com 1.406,26 Km². A paisagem é tão linda que vale a pena admirá-lo da parte alta dos cânions e também fazer um passeio de barco, lancha, chalana ou escuna. Em Escarpas do Lago está localizada a maior marina de água doce da América Latina e é comum encontrar pessoas praticando esportes náuticos como, wakeboard, stand up paddle, esqui e jet ski.

 

Três Marias

A cidade está localizada 270 km de Belo Horizonte, na região central do estado. O Circuito do Lago Três Marias é marcado pelo Rio São Francisco e o Lago de Três Marias, popularmente apelidado pelos locais como Doce Mar de Minas. A origem do lago deve-se ao represamento das águas do Velho Chico para a instalação da Hidrelétrica Três Marias. A pesca esportiva e amadora, os esportes náuticos e os passeios de barco são as principais atrações turísticas da região.

 

Pirapora

Localizada a 347 km de Belo Horizonte, no norte do estado, e às margens do rio São Francisco, a cidade também possui potencial para o turismo náutico. A estrela da cidade é o famoso barco a vapor Benjamin Guimarães, que foi construído em 1913, nos Estados Unidos. Em 1925, foi comprado por uma companhia têxtil de Pirapora para transportar passageiros e cargas de Pirapora à Bahia. O barco foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural da cidade e do Brasil. Atualmente o Benjamin Guimarães está em processo de restauração e a expectativa é que retorne as atividades no início de 2018. Em Pirapora os turistas podem aproveitar também as águas límpidas do rio para a prática de rafting, passeios de barco e pesca.

 

Fama

A 363km da capital mineira, no sul de Minas Gerais, Fama fica às margens do Rio Sapucaí. No século XIX a cidade contava com um porto e barcos à vapor, para transporte de passageiros e mercadorias. Após a construção do Lago de Furnas, Fama passou a atrair turistas para desfrutar de seu potencial náutico.

 

Nova Lima

A Lagoa dos Ingleses, que fica em Nova Lima, a 23km de BH, é muito procurada por quem curte esportes náuticos. Todos os anos o lugar é palco do Campeonato Mundial de Wakeboard, que traz as feras mundiais para Minas. Lá também fica uma escola, para quem quiser aprender o esporte. Pelas águas da Lagoa dos Ingleses deslizam pranchas de stand up padlle, jet ski e barcos.

Arquivo pessoal Raquel Furtado

 

Você já conhecia essas opções de turismo no estado? Se tiver outras dicas sobre o tema deixe uma mensagem pra gente!

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
serra do ibitipoca hotel de lazer - credito Marden Couto
Top 19 hotéis para se hospedar no interior de Minas
parque nacional da serra da canastra - credito marden couto
5 Parques Nacionais incríveis para você conhecer em Minas Gerais
IMG_4596_1-768x512
6 cachoeiras perto de BH para você lavar a alma
acessórios de viagem - credito Marden Couto
14 acessórios de viagem que facilitam sua vida
divulgação girus
Veja quais são as melhores baladas de Minas Gerais

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web