são joão del-rei

6 cidades históricas de Minas que todo mundo tem que ir

O estado de Minas Gerais possui uma das histórias mais ricas do país. São diversas cidades históricas com atrações arquitetônicas, culturais e gastronômicas sem igual.

Se você tem interesse em fazer um passeio histórico pelo estado, mas não sabe bem quais cidades incluir no roteiro, continue lendo este texto para conhecer 6 destinos incríveis.

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

 

Ouro Preto – a mais famosa das cidades históricas 

Ouro Preto é uma das mais icônicas cidades históricas do Brasil. Basta andar pelas ruas para perceber que não faltam motivos para visitá-la.

Patrimônio histórico da humanidade, a cidade possui o maior conjunto arquitetônico do estilo barroco no Brasil, com duas igrejas como suas jóias da coroa: a Igreja de São Francisco de Assis, um dos principais trabalhos do artista Aleijadinho e; a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, conhecida pela sua ornamentação exuberante, com mais de 400 quilos de ouro empregados.

A cidade ainda se destaca pelo seu contexto histórico no Ciclo do Ouro e como palco da Inconfidência Mineira.

ouro preto

Centro de Ouro Preto – Foto Marden Couto/Turismo de MInas

 

Mariana – viaje pela história do Ciclo do Ouro 

A cidade de Mariana é a mais antiga do estado e abriga atrações incríveis para quem é apaixonado por história e pela arquitetura colonial do século XVIII. Um de seus principais destaques é a Catedral Basílica da Sé, terminada em 1760 e considerada uma das mais ricas do Brasil, com peças como um órgão alemão de mais de mil tubos e lustres de cristal da Boêmia.

Outra atração que vale a pena é a Mina da Passagem, a maior mina de ouro do mundo aberta à visitação (são mais de 300 metros só de trilho para um tour incrível pelo período do Ciclo do Ouro no estado!).

mariana

Mina da Passagem, em Mariana – Foto: Marden Couto/TM

 

São João del-Rei – arte barroca e religião 

O centro histórico de São João del-Rei, repleto de casarões, sobrados e construções do século XVIII, é outra parada essencial para quem quer fazer um tour pelas cidades históricas de Minas.

As principais atrações turísticas do lugar incluem uma parada para assistir a missa na Igreja de São Francisco de Assis (que ainda é acompanhada por música barroca nas manhãs de domingo) e um passeio de Maria Fumaça até Tiradentes, a próxima cidade do nosso artigo.

são joão del-rei

São João del-Rei – Foto: Marden Couto/TM

 

Tiradentes – artesanato, gastronomia e cultura 

Entre os principais atrativos de Tiradentes estão no “percurso do artesanato”, no qual alguns dos artesãos mais criativos do estado mostram todo seu talento na criação de produtos incríveis e, também, no seu cenário gastronômico singular – é por aqui que podemos provar os deliciosos pratos de comida tipicamente mineira.

tiradentes

A gastronomia é um dos destaques de Tiradentes – Foto: Marden Couto

 

Congonhas – a beleza e a festa das tradições religiosas

Dentre as principais cidades históricas de Minas, poucas possuem uma força religiosa tão marcante como Congonhas.

Seu principal atrativo é o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, um destino essencial para os fãs do talento de Aleijadinho, já que por lá estão algumas das suas esculturas mais celebradas.

O mais recomendado é visitar Congonhas durante a Semana Santa, quando a cidade está repleta de procissões e encenações católicas encantadoras.

congonhas Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos – Foto: Marden Couto

 

Diamantina – um espetáculo sem igual

A riqueza de seu centro histórico, constituído por ruas de pedras habitadas por igrejas barrocas e ainda contando com a iluminação feita por lampião, foi o que fez com que Diamantina fosse declarada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco em 1999.

Um dos grandes atrativos da cidade é a Vesperata, evento em que músicos tomam conta das sacadas dos sobrados no centro histórico para um espetáculo musical e visual inesquecível!

Passadiço da Glória, em Diamantina - Foto: Marden Couto/TM

Passadiço da Glória, em Diamantina – Foto: Marden Couto/TM

 

Gostou da nossa seleção de cidades históricas de Minas que todos devem conhecer? Então, não perca tempo e faça já as malas para visitar esses lugares incríveis! Mas antes não esqueça de deixar um comentário dizendo qual dessas cidades você já conhece.

 

No GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês, mapas de Minas Gerais e da Estrada Real e 60 cupons de descontos em hotéis, restaurantes e atrativos!   

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
observatório - credito Marden Couto
5 observatórios astronômicos abertos a visitação em Minas
cordisburgo  - portal - credito Marden Couto
Roteiro literário: viajando através dos livros 
tiradentes - credito Marden Couto
Tiradentes – líder da Inconfidência Mineira
aleijadinho - credito Marden Couto
Saiba onde encontrar as obras de Aleijadinho em Minas
viajar de ônibus - credito Marden Couto
Tudo o que você deve saber para viajar de ônibus por Minas Gerais

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web