são gonçalo do rio das pedras - credito Marden Couto

6 curiosidades sobre o povo mineiro

O sotaque característico e o jeitinho desconfiado são traços da personalidade dos mineiros. Minas Gerais também é terra de povo hospitaleiro e atencioso sempre disposto para um bom papo.

Se você chegar cabisbaixo pelas bandas de cá, logo aparece uma companhia com um ‘cafezim quentim’ para levantar o astral com dois dedos de prosa.

Essa terra de gente amiga e comida boa é apaixonante! E para você conhecer um pouquinho mais da nossa gente, separamos algumas curiosidades sobre os mineiros.

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

 

1 – Desconfiança

O povo de Minas é tão desconfiado que é capaz de assustar com a própria sombra. O jeito do mineiro atravessa o país de norte a sul, e por ser tão cismado é comum ainda hoje as pessoas guardarem dinheiro embaixo do colchão.

 

2 – Mineirês

O ling­­uajar do mineiro é bem particular e é incrível a capacidade de criar termos próprios e identificar um conterrâneo a qualquer distância. É só comer um ‘cadim’ das últimas sílabas, chamar o outro de “ocê” e soltar um ‘uai’ ou um ‘trem’ no meio da frase para detectar o alto nível da mineirice. Com tanta expressão típica, o mineiro é facilmente reconhecido quando começa a contar alguns ‘causos’.

 

3 – Ali

O ‘ali’ de mineiro também é um clássico. Pode ficar sabendo, todo lugar que um mineiro indicar, sempre vai ser ‘logo ali’, não importa se o destino está localizado duas ruas à frente ou a dez quarteirões, o conceito de distância do mineiro é bem relativo quando comparado com o resto do país.

 

LEIA TAMBÉM – 15 serras mineiras para você conhecer antes de morrer

 

4 – Fartura

Ao pisar em terras mineiras prepare-se para comer bem e comer muito! Quando mineiro recebe visita a mesa está sempre posta como de costume, café com broa, pão de queijo, doces variados e o delicioso queijo minas.

 

5 – Parentesco

É normal também que no meio da prosa o mineiro vasculhe toda sua árvore genealógica e é bem capaz de encontrar um antecedente em comum e descobrir que possuem laços sanguíneos.

 

6 – Come quieto

Mineiros têm a fama de ser ‘come quieto’, prezar pela discrição e não fazer alarde de seus feitos e conquistas. Ele pode ser rico o tanto que for, que ainda vai dizer que não tem posses.

 

LEIA TAMBÉM – 10 cafeterias de Minas Gerais que você precisa conhecer

 

Como definiu o poeta Carlos Drummond de Andrade “ser mineiro é ser religioso e conservador, é cultivar as letras e artes, é ser poeta e literato, é gostar de política e amar a liberdade, é viver nas montanhas, é ter vida interior, é ser gente”.

 

Ser mineiro é bom demais! Gostou das curiosidades? Compartilhe com os seus amigos e deixe uma mensagem nos comentários.

 

No novo GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas de Minas Gerais e da Estrada Real! 

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
grande hotel e termas araxá - crédito Marden Couto
Conheça 6 cassinos suntuosos em Minas Gerais
piranguinho, capital do pé de moleque - credito Marden Couto
Conheça as famosas capitais mineiras
grão da terra - crédito Marden Couto
As 10 melhores paradas nas estradas mineiras
trilhas em minas gerais - credito Marden Couto
10 travessias mineiras para os amantes de trilhas
spa - toscanini - credito Marden Couto
10 hotéis-spas para você relaxar em Minas Gerais

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web