6_pratos_típicos_de_Minas_Gerais_que_você_precisa_provar.jpg.jpeg

6 pratos típicos de Minas Gerais que você precisa provar

Quem tem o prazer de morar em Minas Gerais ou quem passeia por aqui já sabe que este é o estado com as melhores comidas típicas do Brasil e reconhecida internacionalmente! Uma das principais atrações mineiras é, sem dúvidas, a culinária, na qual se concentra a maior diversidade de pratos do país.

Quase todos os pratos da cozinha mineira contam com ingredientes especiais, além de trazer elementos que cultivam a diversidade local, iniciada com o primeiro adentramento dos exploradores de ouro. Para provar que este é o estado da gastronomia, separamos seis pratos típicos de Minas Gerais para você saborear quando passar por algum restaurante da região. Boa leitura e bom apetite!

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

 

Arroz com pequi

O pequi é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, sendo muito utilizada no norte de Minas Gerais. Comer pequi pode parecer difícil para quem nunca viu a fruta — primeiro, o caroço precisa ser roído e, em seguida, deve-se extrair a fina polpa exterior. Cuidado: o caroço tem alguns espinhos que podem machucar! A combinação perfeita do pequi é com o arroz, já que a fruta dá um perfume delicioso ao prato e tem o gosto bem marcante.

 

Bambá de couve

O bambá de couve é uma tradição mineira — e a culinária mineira é pródiga na simplicidade e no sabor irresistível! Trata-se de um caldo grosso e bem temperado, feito com paio, fubá e folhas de couve picadas. Por ser fácil de fazer, é uma comida típica adorada até por quem não mora em Minas Gerais. Combina principalmente com dias frios!

 

Lombo de Chico Mineiro

O nome é engraçado, e o prato é delicioso. Uma receita feita com um generoso pedaço de lombo, farofa e um preparo minucioso dá todo o sabor para não querer parar mais de comer. Minas Gerais, é, afinal, conhecido por seus temperos e combinações ricas!

 

LEIA TAMBÉM – 4 cidades de Minas Gerais para você fazer turismo de aventura

 

Leitão à pururuca

Como já mencionamos, Minas Gerais ficou conhecida por ser pioneira entre os exploradores de ouro no Brasil. O leitão à pururuca foi trazido pelos portugueses e ficou famoso na região por seu tempero e sabor. Sirva acompanhado de arroz branco, farofa e feijão-tropeiro. O processo completo para assar o leitão é realizado em cerca de sete horas, após as quais adquire-se a crocância e o sabor único do prato.

 

Panelada de Campanha

Também conhecido como cozido à moda mineira, o prato tem banha, carne de vaca, linguiça, legumes e farinha de mandioca. Antigamente, o sal só podia ser trazido de Portugal — com isso, o fubá de milho era servido sem o sal, o que deixava o gosto sem graça. Mas com as devidas alterações, o prato ganhou sabor e tempero.

 

Sericaia

Sericaia é um doce português que ganhou sabor nas mãos dos mineiros. Os ingredientes são marcados pela quantidade de ovos, farinha e açúcar, tudo é misturado e lavado em fogo brando — e, em seguida, assado em forno quente por meia hora. O sabor é totalmente irresistível!

 

LEIA TAMBÉM – Fuja do comum: 5 destinos inusitados em Minas Gerais

 

Viu só? Minas Gerais é um estado muita rico em gastronomia, possuindo pratos típicos deliciosos. Colocamos aqui apenas algumas de suas iguarias, mas o cardápio é imenso e vale a pena conferir se estiver perto de algum restaurante típico!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a culinária de Minas Gerais?

 

No novo GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas de Minas Gerais e da Estrada Real! 

 

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
tiradentes - credito Marden Couto
Tiradentes – líder da Inconfidência Mineira
lojas de produtos mineiros - credito Marden Couto
6 lojas em BH que vendem produtos mineiros
voos para minas gerais
Voos para Minas Gerais: confira as companhias aéreas e as cidades atendidas
parques - credito Marden Couto
10 Parques Estaduais para você desbravar em Minas
como chegar ao inhotim - credito Marden Couto
Como chegar ao Inhotim partindo de BH
6 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web