Santuário da Piedade

Caeté

Uma das mais antigas cidades mineiras, a pequena e tranquila Caeté, retrata bem o passado de Minas Gerais. Para isso, a cidade conta com vasto patrimônio histórico, cultural e ambiental, com grande parte deste acervo ainda muito bem conservado.

A cidade se encontra aos pés da Serra da Piedade, que é considerada um importante marco turístico, religioso e ambiental do Estado, cujo topo abriga o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais. 

No mesmo lugar, pra quem gosta de observar as noites de lua cheia ou eventualidades astronômicas, funciona o Observatório Astronômico Frei Rosário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Observatório Astronômico

Observatório Astronômico (Fotos: Sergio Mourão)

Principais atrativos de Caeté

Entre os museus há o Museu da Cachaça, com cerca de oito mil rótulos, entre os quais destacam-se a raríssima Monjopina e uma Havana de 1960; e o Museu Solar do Tinoco com móveis da família dos ex-governadores João e Israel Pinheiro.

O Chafariz da Cadeia Velha foi construído pelos escravos em 1800 e foi edificado entre colunas de alvenaria de pedra. Já o Pelourinho do Poder é datado de 1722 e simboliza o poder Real da Vila. Construído em blocos de pedra, era usado para expor os escravos e criminosos à vergonha, quando apanhavam em público. 

Para quem não dispensa o contato com a natureza, a dica fica por conta da Cachoeira de Santo Antônio. Distante 17 quilômetros do centro de Caeté, no distrito do Morro Vermelho, possui uma queda de 80 metros, formando um grande lago. Há ainda a Pedra Branca, bloco de pedra de aproximadamente 60 metros, muito procurada pelos amantes da prática de alpinismo. 

Serviço:

Site oficial: www.caete.mg.gov.br

Fundação da cidade: 14/2/1714

Temperatura média: 21º C

Distância de Belo Horizonte: 59 km  

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
santa barbara - credito Marden Couto
Santa Bárbara: a terra do mel
Juiz de Fora
Juiz de Fora
Monte Verde
Monte Verde
são joão del-rei - credito Marden Couto
São João del-Rei: a mais surpreendente das cidades históricas
congonhas - credito Marden Couto
Congonhas: a cidade dos profetas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web