diamantina - credito Marden Couto

7 coisas que eu amo fazer (e repetir) em Minas

Minas Gerais é um destino de muitas riquezas e roteiros impressionantes para todos os gostos. Engana-se quem pensa que é um lugar fácil de enjoar ou de poucas possibilidades para turistar. A magia em Minas está também em visitar uma cidade mais de uma vez e ter novas percepções. Aqui é possível se encantar com a riqueza de detalhes e reparar em algo que às vezes passou despercebida no primeiro olhar. 

É praticamente impossível não se apaixonar por este estado (a gente é suspeito para falar, mas…) Para comprovar o que estamos dizendo, selecionamos algumas atividades que valem a pena fazer e repetir em Minas. Confira!

 

1 – Ficar perdida nos mercados

Muitas das cidades mineiras possuem grandes mercados, que reúnem as delícias locais. Nestes mercados é possível encontrar de tudo um pouco e sempre é uma rica visita, seja para conhecer um quitute novo ou garantir um artesanato de lembrança. Os mercados são excelentes pontos turísticos e a dica é, sempre que puder, visitar mais de uma vez, porque é muito difícil esgotar todas as possibilidades em uma única visita. Então aproveite para se perder entre as galerias e conhecer cada lojinha. Pode estar certo que o passeio nunca será o mesmo, sempre tem um cantinho ou outro que em um primeiro momento passou batido.

 

2 – Comer até estufar a pança

Que Minas Gerais tem uma culinária surpreendente não há dúvida, então aproveite para se deliciar com os pratos típicos incríveis da região quando estiver passando pelas bandas de cá. Não seja tímido, sirva-se à vontade e repita os pratos sempre que quiser. Assim não corre o risco de deixar o seu paladar na dúvida. Se tem algo que dá satisfação para um mineiro é ver o seu convidado, o turista, degustando as iguarias com a “boca boa”. 

 

3 – Ficar de boca aberta ao visitar as igrejas barrocas

Quem acha que todas as igrejas do período colonial são iguais ainda não teve tempo de apreciar as peculiaridades de cada uma destas obras de arte. A arquitetura, a combinação de cores, desenhos e a riqueza dos detalhes fazem os nossos olhos viajar no tempo. Aproveite para visitar e contemplar esses monumentos. Nunca é perda de tempo revisitar esses locais, sempre há um detalhe que é de “cair o queixo”.

 

4 – Morrer de frio numa cachoeira

Nada melhor que um bom banho de cachoeira para renovar as energias. E elas estão presentes por todo o estado. Se aventurar pelas trilhas e se refrescar nessas águas é uma boa pedida para qualquer época do ano, e a gente nem liga se vai sair da água batendo o queixo, porque a experiência de um banho de cachoeira é revigorante e vale muito a pena!

 

5 – Tropeçar nas ruas de pedras das cidades históricas

O bom das cidades históricas é que elas reservam muitas características seculares, como por exemplo as calçadas de pedras. Tomar alguns “tropicões” ao percorrer estas cidades é de praxe e fazem parte do passeio. Servem pra gente dar boas risadas e nunca se esquecer do lugar.

 

6 – Ouvir os causos dos moradores locais

Se tem algo enriquecedor em Minas é prosear com os locais, seja para pedir uma orientação ou simplesmente para conhecer um pouquinho mais da história de determinada cidade. Você pode estar certo que em poucos minutos vai ter garantido um bom número de histórias e também de termos peculiares, com sotaque maravilhoso, que é possível encontrar por aqui. Sem contar que neste tempo de prosa vai e prosa vem, acaba até garantindo um convite para um cafezinho. O bom de viajar é poder viver a experiência local, conhecendo de perto os costumes e a riqueza do povo mineiro.

 

7 – Pegar as estradinhas de terra e ver onde vai dar

É comum encontrarmos estradinhas de terra ao longo da viagem e, às vezes, é interessante se aventurar por elas para explorar novos caminhos. Além de ligar propriedades, elas também podem reservar belas paisagens escondidas. Uma cachoeira menos movimentada, um mirante, ou só um cantinho mais tranquilo para contemplar a natureza ao redor. 

 

Você tem outras dicas do que vale a pena fazer várias vezes em Minas? Deixe a sua sugestão nos comentários!

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
mineirão - crédito Marden Couto
10 lugares para você visitar na Pampulha
mala - credito Marden Couto
7 dicas práticas para você arrumar sua mala de viagem
alfenas - credito Marden Couto
4 cidades mineiras para se viver depois de aposentar
mercado central bh - crédito Marden Couto
16 lojas imperdíveis no Mercado Central de Belo Horizonte
bares em bh - credito Marden Couto
8 bares imperdíveis em BH
1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web