rua direita - credito Marden Couto

7 Ruas Direitas em Minas para você caminhar

Você sabia que muitas cidades históricas possuem uma Rua Direita? O nome surgiu por estas ruas estarem localizadas ao lado direito da principal igreja da cidade. A Rua Direita era muito visada e importante nesses locais. Era comum a população mais rica e nobre das cidades terem propriedades nas denominadas Rua Direita. 

Por isso, não é tão raro encontrar construções que ainda possuem eira e beira. A eira caracterizava a casa do proprietário e produtor, que possuía terras e bens. A beira é a aba da casa, aquela extensão do telhado que serve para proteger da chuva. Destas características surgiu a expressão, trazida de Portugal, “sem eira, nem beira” para se referir as pessoas mais pobres. 

Listamos algumas cidades mineiras que ainda possuem a conhecida rua Direita, confira!

 

Ouro Preto

A Rua Conde de Bobadela é conhecida também como a Rua Direita em Ouro Preto, nela estão situados tradicionais restaurantes, bares, lojinhas e repúblicas universitárias. A rua possui inclinação característica, típica ladeira de cidade histórica.

 

Mariana

Na cidade, a Rua Direita ainda conserva o nome, bem como as construções do período colonial. Está a direita da Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, a principal igreja da cidade.

 

Diamantina

Na terra dos Diamantes a Rua Direita também conserva seu nome e algumas construções seculares importantes. É uma das ruas por onde passam as procissões da Semana Santa na cidade.

 

Serro

No Serro, a Rua Direita possui algumas casinhas e uns comércios em funcionamento. A tradicional rua também conserva o mesmo nome até hoje. 

 

Tiradentes

A Rua Direita da cidade é famosa pela presença de variados restaurantes. São tantas opções que em 2015 foi até lançado um guia gastronômico dos restaurantes ali existentes. 

 

São João del-Rei

A atual Rua Getúlio Vargas é a antiga Rua Direita do município, no local residiam as famílias ricas e nobres da época. 

 

Sabará

A Rua Pedro II é a antiga Rua Direita de Sabará, área do centro histórico, onde ainda estão presentes alguns casarões do século XIX. No local está situado um conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Destaque para o Solar do Padre Correia, a Casa Azul, o Sobrado de Dona Sofia e a Casa da Ópera (Teatro Municipal).

 

Você conhece outras cidades mineiras que possuem Rua Direita? Conta pra gente nos comentários!

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
mineiros que largaram tudo para viajar pelo mundo
Mineiros que largaram tudo para viajar pelo mundo
pico da bandeira - credito prefeitura de alto caparao
6 picos mais altos de Minas Gerais
simbolos de minas
Símbolos de Minas Gerais: conheça os itens que representam o estado
roteiros por minas gerais
7 roteiros para você fazer de carro por Minas Gerais
comidinhas - credito Marden Couto
15 comidinhas que você tem que provar no interior de Minas
1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web