Grande Hotel de Araxá

Araxá

A paisagem de serras e vales, onde as cachoeiras estão protegidas por paredões de pedra e pequenas matas abriga a cidade que nasceu encravada em um vulcão extinto. Centenas de anos depois, os estudiosos descobriram as propriedades terapêuticas e radioativas das águas da região, que atraem milhares de visitantes todos os anos. Assim é Araxá. Uma cidade repleta de opções de turismo.

Quem gosta de aventura pode voar de paraglider ou asa delta. Quem prefere o ecoturismo pode pescar, cavalgar, fazer trekking ou trilha de moto ou jipe pela região. Já os amantes da boa mesa podem se deliciar com os doces, queijos e compotas conhecidos típicos da cidade. Existem ainda fazendas abertas à visitação pública e locais para pesca, como os populares pesque-pague.

Fachada onde funcionou o Museu Dona Beja - Foto: Sergio Mourão

Fachada onde funcionou o Museu Dona Beja – Foto: Sergio Mourão

 

Principais atrativos de Araxá

A grande atração da cidade fica por conta do complexo do Grande Hotel, que antigamente sediava um famoso cassino e hoje abriga as termas da cidade. O prédio principal data de 1940 mantém um esplendor feito para encantar a elite da época. Os jardins levam assinatura de Burle Marx e os imponentes salões têm detalhes como mármore de carrara e lustres de cristal. Ao todo são 450 mil m² e área verde com lago, fontes de água medicinal, arvorismo e cinco piscinas, que formam o Complexo do Barreiro.

Não menos importante, o Museu Dona Beja é um casarão antigo do século 19, que foi transformado em  museu e recebeu o nome em homenagem a moradora ilustre da cidade no passado. Seu acervo inclui objetos arqueológicos, móveis, imagens sacras, documentos históricos e obras contemporâneas.

O Museu Calmon Barreto foi criado em 1996 e abriga diversas obras do artista araxaense que se destacou nas áreas de desenho, pintura e escultura.

O Horizonte Perdido tem uma bela vista panorâmica da região e uma das melhores rampas de voo para prática de parapente e asa-delta do Brasil.

Imperdível

A cidade oferece um City Tour com um roteiro feito de ônibus que contempla os principais pontos turísticos e históricos, como as fontes Andrade Júnior e Dona Beja e as Termas. Há paradas para compras de artesanato local e doces deliciosos.

 

Serviços

Site oficial: www.araxa.mg.gov.br 

Fundação da cidade: 19/12/1865

Temperatura média: 20º C

Distância de Belo Horizonte: 367 km

 

Onde hospedar

Veja as opções de hospedagem em Araxá – reserve por aqui!

 

No GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas de Minas Gerais e da Estrada Real! 

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
Sabará - credito Marden Couto
Sabará: um roteiro pelos principais pontos turísticos
parque estadual do ibitipoca - credito Marden Couto
Ibitipoca: veja os atrativos imperdíveis
Itabira
Itabira: conheça os principais pontos turísticos da terra de Drummond
conceição do mato dentro - credito luana bastos
Conceição do Mato Dentro: Cachoeira do Tabuleiro, Igrejas do Século XVIII e um Queijo dos Deuses
gonçalves - credito Marden Couto
Gonçalves: onde a roça é hipster
3 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web