Roberto Bertino, da Nobile

Bate-Papo – Roberto Bertino – Nobile Hotéis – Caderno de Turismo do Jornal Estado de Minas – 11/4/17

 

Roberto Bertino – Fundador e Presidente da Nobile Hotéis

 

Como surgiu a Nobile, uma empresa brasileira, que já representa redes internacionais?

Fundada em 18 de janeiro de 2008, a NOBILE HOTÉIS tem sua sede na Cidade de Brasília e escritório em São Paulo. Um novo conceito em gestão empresarial hoteleira surgia após cuidados estudo mercadológico que detectou alguns anseios de investidores de empreendimentos hoteleiros e apart hoteleiros. Desde então, em menos de um ano, a NOBILE implantou hotéis em cidades das regiões Centro-Oeste e Nordeste, passando também a estudar propostas de franquias, provando que a trilha era a correta. A NOBILE encontrou o seu trunfo na proposta de incremento de receitas, padrões operacionais, custos reduzidos de compras e otimização dos investimentos em marketing através de ações cooperadas de vendas e gerenciamento de receitas através dos canais de distribuição. Através de uma Equipe qualificada, padrões hoteleiros superiores e consistentes com forte atuação comercial, a NOBILE tem se firmado com uma opção de excelência na gestão hoteleira nas categorias de econômico a luxo. Em 2013 a NOBILE firmou um Acordo de Desenvolvimento no Brasil das marcas do WYNDHAM HOTEL GROUP, maior grupo hoteleiro mundial. Dos 32 empreendimentos que administramos, 7 possuem as marcas do WYNDHAM HOTEL GROUP com mais 12 hotéis em pipeline para implantação e conversão nos próximos dois anos. Em 2014, a NOBILE selou um acordo de Máster Franquia com a RED ROOF, empresa líder no segmento econômico nos EUA, e conta atualmente com 4 hotéis em operação com a marca RED ROOF e mais 9 em pipeline.    

 

A Nobile assumiu no mês passado um hotel na região da Pampulha. O que levou a administradora a investir em Belo Horizonte? 

Belo Horizonte é um mercado importante e a NOBILE tem que estar presente nele. Embora o mercado de Belo Horizonte esteja sofrendo os efeitos da super oferta, acreditamos que com foco na operação do NOBILE INN PAMPULHA faremos um bom trabalho que resultará em melhor rentabilidade para nossos Investidores. Estamos apostando que o Aeroporto da Pampulha retomará suas atividades com malha aérea mais expressiva e isso aumentará a demanda naquela região da cidade. Estamos atentos em outras regiões da cidade para implantar nossas marcas com nossa administração.

 

Quais são os planos de investimentos da rede em Minas Gerais, tendo em vista que o interior é carente de meios de hospedagem? 

Temos algumas cidades mineiras no nosso radar com algumas possibilidades latentes de negócio. Abriremos o NOBILE EXPRESS em Juíz de Fora ainda no primeiro trimestre de 2017. Queremos crescer no estado e tenho plena convicção de que o que estamos fazendo no NOBILE INN PAMPULHA irá reverberar positivamente no mercado mineiro e isso nos trará mais negócios.  

 

O mercado mineiro tem alguma peculiaridade?

Para a NOBILE, Minas Gerais é um mercado emissor com alto potencial e não vejo uma peculiaridade em específico.

 

Este mês a empresa inaugura/converte três hotéis em São Paulo, quais outros hotéis e cidades entrarão em operação este ano? 

De janeiro a março abrimos 6 novas operações e temos mais 11 até o final do ano nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. O maior crescimento está na região Sudeste.  

 

Qual o plano de expansão da Nobile no Brasil e no mercado internacional (citar a região/cidade/estado/país e se vão ser novos hotéis e/ou conversões)?

Seguindo seu Planejamento Estratégico, a NOBILE crescerá em todas as regiões do Brasil contando com mais de 20 empreendimentos em pipeline. No segmento econômico seguiremos crescendo com as marcas RED ROOF INN, RED ROOF PLUS, NOBILE INN e NOBILE EXPRESS. No segmento MIDSCALE com as marcas NOBILE SUÍTES e WYNDHAM GARDEN. No upper midscale teremos foco em implantar empreendimentos com as marcas TRYP By WYNDHAM, NOBILE STYLE e NOBILE PRIME. No upscale, o foco está nas marcas GRAN NOBILE, WYNDHAM HOTEL e WYNDGHAM GRAND.

 

Como funciona a parceria com a Wyndham e a Reed Roof?

Com a WYNDHAM temos um Acordo de Desenvolvimento para as marcas WYNDHAM GRAND, WYNDHAM HOTELS, WYNDHAM GARDEN e TRYP BY WYNDHAM. Com a RED ROOF temos um Acodo de Master Franquia para as marcas RED ROOF INN e RED ROOF PLUS+.

 

Qual foi o faturamento da empresa ano passado e quanto pretendem crescer este ano?

R$ 162.000.000,00 ano. 26% acima em comparação com o ano de 2015.

 

Quais são os diferenciais dos hotéis Nobile? 

Temos executivos com visão empresarial e “cabeça de DONO”. Estamos focados em fazer mais com menos, colocando as pessoas certas nos lugares certos. Temos como nossos principais vetores de sucesso: Equipe qualificada e engajada com metas audaciosas, foco em racionalização de custos, controles rígidos, forte em Vendas online/ distribuição e qualidade de padrões e serviços.  Queremos ir mais longe. Vamos mais longe!

 

Além da administração hoteleira, quais os outros serviços oferecidos pelo grupo? 

Administramos Residenciais com Serviços de alto padrão, contando com 12 empreendimentos em operação.

 

Como você avalia o mercado neste momento, visto que alguns empreendimentos estão passando por mudanças de administração, no Brasil e em Minas?

Acreditamos na Marcha das 20 milhas ao dia do Guru Jim Collins. Temos que crescer em períodos de mercado pleno e também em períodos de crise.

 

Quais os maiores desafios para se empreender no setor?

Escassez e alto custo dos recursos para Investimentos e a qualificação da mão de obra.

 

Quais os aplicativos preferidos para uso pessoal e profissional? 

IBOOKS, UBER, LINKEDIN, TWITTER, WHATTS APP, FACEBOOK, INSTAGRAM, KAYAK, TRYPADVISOR

 

Quais experiências de viagem você recomenda em Minas Gerais, no Brasil e no mundo? 

Das cidades que conheci em Minas, cito como especiais BH, Ouro Preto, Uberlândia e Juiz de Fora. No Brasil, como já viajei para todas as regiões e capitais e muitas cidades secundárias e terciárias, me encanta o fato de cada região ter seus atrativos, gastronomia e cultura particulares, não me permitindo elencar as preferidas. Fora do Brasil, nos EUA gosto de Miami, Orlando, Los Angeles e Nova Iorque. Na América do Sul: Buenos Aires, Santiago, Montevidéu e Bogotá. Na Europa, gosto muito de Londres, Roma, Veneza, Florença, Paris, Madri e Barcelona. Nas viagens se aprende, se vive e se acumula cultura e experiências memoráveis. Amo viajar a trabalho e a lazer com minha Família, principalmente quando tenho nos destinos hotéis da Nobile, da Wyndham e Red Roof.

 

LEIA A EDIÇÃO COMPLETA, AQUI

Postagens relacionadas
backer-mesa-degustacao
Embarque – Caderno de Turismo do jornal Estado de Minas – 13/12/16
1
Desembarque – Caderno de Turismo do Jornal Estado de Minas – 10/1/17
promenade-credito-divulgacao
Embarque – Caderno de Turismo do Jornal Estado de Minas – 22/11/16
Marcus Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, do Festuris
Desembarque – Caderno de Turismo do Jornal Estado de Minas – 15/11/16
latorreresorttrailerhappyhourparque1
Embarque – Caderno de Turismo do Jornal Estado de Minas – 3/1/17

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web