gustavo-arrais-setur

Bate-Papo – Caderno de Turismo do Jornal Estado de Minas – 3/1/17

Gustavo Arrais, Secretário de Estado Adjunto de Turismo de Minas Gerais

 

1 – Quais foram as principais ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur/MG) em 2016?

 A Setur/MG realizou grandes feitos no ano de 2016, trabalho árduo e parcerias vitoriosas. Em linhas gerais, desde o início da atual gestão em abril foram mais de 150 entregas, incluindo: participação em congressos; realização de treinamentos para operadoras; viagens de reconhecimento; participação em  feiras voltadas ao trade e ao público final; roadshows, press trips; 6 ações diferentes durante a Olimpíada; diversos anúncios e promoções cruzadas; capacitações; cadastramentos de prestadores de serviços turísticos realizado de forma itinerante pelo estado; ações de fortalecimento do turismo de negócios e religioso; a importante retomada de diálogo e parcerias com empresas aéreas; investimento em pesquisa e inovação; fortalecimento da regionalização do turismo, etc.

 

2 – Quais são os planos do Governo de Minas/Secretaria de Turismo para a pasta?

A secretaria possui grandes planos para os próximos anos para desenvolver o turismo no estado e promover Minas Gerais para o Brasil e o mundo. Estamos trabalhando cada vez mais alinhados com a iniciativa privada e com os Circuitos Turísticos, de forma a garantir ações eficientes em todo o estado. Uma das grandes novidades é o no novo portal de turismo do Estado, de forma a alcançar cada vez mais mercados em âmbitos nacional e internacional. As informações sobre destinos no novo portal serão alimentadas e atualizadas diretamente a partir do inventário turístico dos municípios mineiros, por meio do qual será possível também gerar conteúdo para a construção da plataforma MICE (meetings, incentives, conferencing, exhibitions) e para o Mapa Gastronômico do Estado. Dessa forma, além da informação ao turista, produtores de eventos ou importadores de produtos alimentícios, por exemplo, de qualquer parte do mundo, terão acesso às informações necessárias para a concretização de seus negócios em Minas Gerais. Como mais uma facilidade ao turista, o portal contará com uma OTA (agência de viagens online) que gerenciará a venda dos serviços ao turista interessado, também de qualquer parte do mundo.

 

3 – Uma das principais deficiências do turismo mineiro sempre foi a falta de orçamento para o fomento e a promoção do estado. Como você avalia esta situação e o que deve ser feito?

Não se trata apenas de falta de orçamento. O poder público só pode trabalhar a partir de bons projetos, elaborados de forma extremamente técnicas, baseados em dados estatísticos, indicadores consistentes, etc. E é exatamente isso que tem sido trabalhado fortemente nesta gestão, na qual criamos e desenvolvemos o Observatório do Turismo de Minas Gerais, em parceria com importantes centros de pesquisa.

É necessário também um compartilhamento de ações, uma parceira maior entre poder público e iniciativa privada. Um exemplo é a realização de famtour e press trip, que seria extremamente maximizada se cada um dos atores da cadeia produtiva assumisse uma parte da ação no que lhe cabe; com os hotéis e pousadas oferecendo a hospedagem, as empresas de transporte, o deslocamento e, assim, sucessivamente, gerando maior resultado na promoção dos destinos e beneficiando diretamente as empresas envolvidas nos serviços.

 

4 – Qual sua opinião sobre a atuação do setor para que possamos fortalecer o mercado?

Como empresário, vejo que o setor deve utilizar a Setur como parceira, e não como a única fonte para promoção, estruturação, etc. Especialmente, por se tratar de uma das únicas secretarias onde o empresário é beneficiado no final da linha.

 

PARA VER A EDIÇÃO COMPLETA CLIQUE AQUI.

Postagens relacionadas
pala-cio-tangara-exterior
EMBARQUE – CADERNO DE TURISMO DO JORNAL ESTADO DE MINAS – 11/4/17
autodromo de curvelo - credito duda bairros
Embarque – Caderno de Turismo do jornal Estado de Minas – 6/12/16
1
Desembarque – Caderno de Turismo do Jornal Estado de Minas – 20/12/16
1
DESEMBARQUE – CADERNO DE TURISMO DO JORNAL ESTADO DE MINAS – 4/4/17
promenade-credito-divulgacao
Embarque – Caderno de Turismo do Jornal Estado de Minas – 22/11/16

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web