festival de gastronomia de tiradentes - credito Marden Couto

Calendário: principais festivais de gastronomia de MG

A fama da culinária mineira ultrapassa as fronteiras do estado, e para fazer jus durante todo o ano várias cidades de Minas Gerais promovem festivais gastronômicos evidenciando produtos locais.

Dia 5 de julho é comemorado o Dia da Gastronomia Mineira. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento professor e escritor Eduardo Frieiro, autor do livro ”Feijão, Angu e Couve – ensaio sobre a comida dos mineiros”. Publicado em 1966 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a primeira obra a abordar a culinária mineira do ponto de vista histórico e sociológico.

Listamos os principais eventos gastronômicos de Minas Gerais, mês a mês, para você conhecer e se programar para provar estas delícias. Confira!

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

 

ABRIL

Já que Minas não tem mar, vamos para o bar. Já ouviu falar dessa premissa mineira? Belo Horizonte é a capital dos barzinhos e eles fazem tanto sucesso que desde 2000 existe o Comida di Buteco, um concurso na capital para eleger o melhor prato entre os botecos locais. O festival cresceu tanto que chegou em outras cidades do país e agora também possui uma etapa nacional. A próxima edição acontece entre 14 de abril e 15 de maio.

 

MAIO

O mês de maio traz várias opções. Em Congonhas, acontece o tradicional Festival da Quitanda com diversas apresentações culturais, noite de caldos e viola e outras delícias da culinária mineira.

Em Catas Altas a atração é a Festa do Vinho, o evento une sabor e cultura aos pés da Serra do Caraça e conta com apresentação de artistas nacionais e bandas locais.

O Sabor de Bar, acontece em Sete Lagoas e é uma disputa entre os estabelecimentos da cidade. São avaliados os melhores pratos, atendimento, ambiente e cerveja gelada.

O Festival Boa Mesa, em Caxambu, será realizado de 15 de maio a 17 de junho, e movimentará os restaurantes da cidade com pratos especiais para o evento. Além de oferecer oficinas com chefs de todo o estado.

 

JUNHO

Com a chegada do frio, a opção para esquentar é a Expocachaça, em Belo Horizonte. Em 2017 o evento comemora 20 anos e acontece entre os dias 8 e 11 de junho.

Em Piranguinho, todos os anos acontece a Festa do Pé de Moleque. A cidade é famosa pela produção do doce e tem esse preparo artesanal tombado como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Minas Gerais.

 

JULHO

No sul do estado, em Extrema, durante todo o mês, acontece o Festival de Inverno da cidade. O ponto alto é entre os dias 7 e 9 de julho com o 17º Extremamente Caipira e o 10º Festival Sabores da Roça.  

A cidade de Andradas, também localizada no sul do estado, promove no mês de julho a 52º Festa do Vinho, o evento conta com atrações musicais e exposição das vinícolas.

A fama do queijo em Minas é indiscutível e todos os seus tipos encantam os que experimentam. Em São Roque de Minas, o Festival do Queijo Canastra tem mobilizado as pousadas e restaurantes locais durante todo o mês de julho.

 

AGOSTO
As cidades históricas também estão na rota dos eventos culinários. O Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, está programado para acontecer entre 25 de agosto e 3 de setembro, e cada ano trabalha uma temática diferente.
Em Itabirito, a Festa do Pastel de Angu é que movimenta a cidade e reúne centenas de turistas para experimentar a iguaria.

 

SETEMBRO

Quando chega a estação mais florida do ano, a cidade de São Tiago já sabe que é mês de festa. A tradicional Festa do Café com Biscoito acontece em setembro e reúne centenas de turistas para experimentar cerca de 4 mil quilos de biscoitos.

A Festa do Rocambole e Mostra Cultural de Lagoa Dourada reúne vários sabores do quitute. Os rocamboles ficam disponíveis para degustação e venda. O mais procurado é o de doce de leite.

 

OUTUBRO
A Uaiktoberfest, em Nova Lima, reúne apreciadores e produtores de cervejas artesanais em um dos polos cervejeiros de Minas. Em 2017 será a 7ª edição do evento.

O Festival de Comida e Cultura da Roça acontece no mês de outubro, em Gonçalves, e valoriza as tradições e os hábitos rurais. A proposta é mostrar o melhor da culinária local, apresentar novos sabores e divulgar a região.
A goiabada é o famoso doce de Ponte Nova e por isso a cidade organiza uma grande Festa da Goiabada próxima a data da emancipação do município, comemorado no dia 30.

O Festival Gastronômico e Cultural – Sabores do Peixe, em Capitólio, tem o objetivo de ser referência gastronômica com o pescado. Em 2017 chega a sua terceira edição.

 

NOVEMBRO
O Festival Diamantina Gourmet, chega a 8ª edição e os restaurantes participam com pratos exclusivos para o evento. Tem também cozinha ao vivo, com vários chefs do estado.

Em Sabará é o Festival da Jabuticaba que agita o mês de novembro, com degustação da fruta in natura, geleias, doces, compotas, sorvetes, rocamboles e outras variações de receitas.

Já foi em algum destes festivais? Deixe uma mensagem contando sua experiência! Conhece outros eventos de gastronomia pelo estado? Escreva nos comentários!

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
divulgação ville celestine
14 dicas de hotéis para se hospedar em Belo Horizonte
trilhas em minas gerais - credito Marden Couto
10 travessias mineiras para os amantes de trilhas
wals - credito Marden Couto
7 cervejarias artesanais em Minas Gerais que recebem visitas
aeroporto internacional de bh - credito Marden Couto
Como ir dos aeroportos de Belo Horizonte ao centro da cidade
dicionário de mineirês - credito Marden Couto
Dicionário de Mineirês
24 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web