Gruta de Maquiné - crédito Marden Couto

Cordisburgo: literatura, natureza e sossego!

A cidade é famosa por ser terra de João Guimarães Rosa, importante escritor brasileiro, e da Gruta de Maquiné, monumento natural milenar. Localizada na região central do estado, o município está a 120 quilômetros da capital mineira.

É possível identificar nas obras de Guimarães Rosa a vivência da sua infância em Cordisburgo, cidade que tem muito orgulho de ser berço de tão ilustre escritor e conserva monumentos em sua homenagem. O município respira tanto Guimarães Rosa que algumas lojas até fazem referência ao escritor e suas obras.

Separamos algumas dicas do que fazer em uma visita a Cordisburgo para você conhecer um pouquinho mais do que a cidade tem para oferecer. Confira!

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

 

Atrativos

Para os amantes da literatura visitar a casa em que o escritor passou a infância é poder viajar um pouquinho por suas obras. O espaço se tornou o Museu Casa Guimarães Rosa e cada cômodo ocupado pelo escritor no início do século XX traz frases de Sagarana e de outras obras dele, com manuscritos, documentos, roupas e utensílios, como a sua máquina de escrever. Na visita guiada, conta-se que o escritor ficava escondido debaixo do balcão da venda do seu pai escutando e anotando as histórias dos clientes, que depois serviam de inspiração para seu livros. No final da visita tem contação de histórias.

museu casa guimarães rosa - crédito Marden Couto museu casa guimarães rosa - crédito Marden Couto

 

O Portal Grande Sertão é um monumento em bronze em tamanho real que destaca o escritor, os vaqueiros em seus cavalos e o cachorro, que dão as boas-vindas aos visitantes. O monumento é uma referência a obra Grande Sertão: Veredas.

portal grande sertão veredas - crédito Marden Couto

 

Além dos atrativos que envolvem o escritor, a cidade também é rota de aventura. A visita a Gruta de Maquiné é passeio certo para quem chega a Cordisburgo. O nome da gruta vem do seu descobridor, Joaquim Maria Maquiné. Com 400 metros de extensão a gruta possui esculturas moldadas pelas águas e estalactites no teto. Junto à gruta está um museu interativo, com réplicas descobertas por Peter Lund.

Gruta de Maquiné - crédito Marden Couto Gruta de Maquiné - crédito Marden Couto

 

O Zoológico de Pedra Peter Wilhelm Lund, que fica numa praça da cidade, é outro passeio interessante. A exposição de réplicas de animais como preguiça-gigante, tatu-gigante, tigre-dente-de-sabre, toxodonte, preguiça-pequena e mastodonte, confeccionadas com telas, areia e cimento são a atração. O zoológico é uma homenagem ao cientista dinamarquês Peter Lund.

zoologico de pedra - credito Marden Couto

 

Outra atração é a Casa Elefante, projeto de um pedreiro que aliou os conhecimentos em construção civil e o talento como escultor para criar algo irreverente. Das costas do animal é possível ter uma vista panorâmica da cidade. Tazico, que também foi o responsável pela construção do zoológico de pedras, mora na casa e recebe curiosos para visitação.

 

Eventos

No mês de julho acontece a Semana Roseana com palestras e atrações culturais, promovendo atividades educativas gratuitas. O evento tem o objetivo de estreitar os laços entre a comunidade e o museu. Além de seu valor cultural, projeta Cordisburgo como um destino para turistas nacionais e internacionais.

A gastronomia também é ponto alto em Cordisburgo, em agosto acontece o Festival do Frango Caipira, que já entrou no calendário de eventos da cidade e conta com a participação de moradores e turistas.

 

Hospedagem

Para aproveitar uma estadia tranquila em Cordisburgo a nossa recomendação é o Arraial do Conto Hotel e Lazer, garantia de requinte e conforto. Tem quartos amplos, ótimo restaurante, spa de primeira, grande área de lazer, capela, espaço para eventos, boate, fazendinha e até um alambique!

 

Você tem outras dicas sobre Cordisburgo? Conta pra gente nos comentários!

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
extrema - credito Marden Couto
O que fazer em Extrema: roteiro completo para um fim de semana (assista ao vídeo)
Praça da Liberdade - Belo Horizonte
Belo Horizonte
belo horizonte - credito Marden Couto
Belo Horizonte: roteiro completo pela capital dos bares
São João del-Rei
São João del-Rei
carrancas - credito Marden Couto
O que fazer em Carrancas: roteiro completo

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web