estrada real - crédito marden couto

Estrada Real: 4 caminhos para você desbravar 

Seja de carro, de moto, de bicicleta, a cavalo ou a pé, a Estrada Real atrai cada vez mais pessoas interessadas em desbravar seus caminhos. Durante a Expedição Turismo de Minas, em março e abril, era só alguém ver nosso Jeep que vinha logo perguntando: Vocês estão percorrendo a Estrada Real? É impressionante a popularidade da rota, que foi transformada em produto turístico há 17 anos.

Os caminhos foram desenhados no século XVII para escoar diamantes e ouro de Minas Gerais até os portos, no Rio de Janeiro, e hoje proporcionam um mergulho no nosso passado com uma boa dose de natureza e construções históricas.

A maior rota turística do país tem 1.600 km que passam por 199 municípios, sendo 169 em Minas Gerais, 22 em São Paulo e oito no Rio de Janeiro. Descubra o que tem de melhor em cada caminho:

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

 

Caminho Velho

Com 710 km de extensão, foi a primeira rota feita para levar as pedras preciosas até o mar: começa em Ouro Preto e passa por Tiradentes, São João del-Rei e Caxambu, culminando em Paraty. Pode ser cumprida em 15 dias de bicicleta, 48 dias a pé, 8 dias de carro e 24 dias a cavalo.  

são joão del-rei - ponte da cadeia - crédito luana bastos

Ponte da Cadeia, em São João del-Rei – Foto: Luana Bastos/Turismo de Minas

 

Caminho Novo

Trecho mais jovem da Estrada Real, foi definido entre 1722 e 1725, com total de 515 km entre Ouro Preto, Lavras Novas, Juiz de Fora, Paraíba do Sul e Petrópolis. O trecho mais desafiador para quem caminha é entre Ewbank da Câmara e Juiz de Fora, com 59 km. 

ouro preto - mina du veloso - credito marden couto

Mina du Veloso, em Ouro Preto – Foto: Marden Couto

 

Caminho dos Diamantes

Quando Diamantina se tornou uma das maiores fornecedoras de diamantes para Coroa Portuguesa, foi criado um caminho para ligá-la a Ouro Preto. São 395 km entre belezas como a Cachoeira do Tabuleiro, o Parque Nacional da Serra do Cipó e o Sitio Arqueológico da Pedra Pintada.  

mercado velho - credito marden couto

Mercado Velho, em Diamantina – Foto: Marden Couto/TM

 

Caminho do Sabarabuçu

A trilha de 160 quilômetros passa por Cocais, Caeté, Sabará, Nova Lima e Glaura. Pelo caminho – que tem 77% de estrada de terra – uma série de atrativos, como o Museu do Ouro, a cênica Serra da Piedade e a bela Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso.

caeté - matriz de nossa senhora do bonsucesso - credito marden couto

Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso, em Caeté – Foto: Marden Couto/TM

 

Curiosidade

Marcos da Estrada Real estão espalhados por todo o caminho. E pra quem acha que é só enfeite, tá muito enganado. Eles são fixados onde existem bifurcação, e servem para orientar o viajante quanto ao caminho. Se está posicionado do lado direito da estrada, significa que você deve virar à direita, e vice versa.

 

#DicaTM

Para deixar a viagem ainda mais divertida, acesse o site da Estrada Real, preencha o formulário e leve o número gerado e 1 kg de alimento não perecível a um dos seis pontos de apoio, para retirar seu Passaporte da Estrada Real. Depois é só ir carimbando pelos caminhos e pegar o certificado no final.

passaporte da estrada real , crédito luana bastos

Passaporte da Estrada Real, em Tiradentes – Foto: Luana Bastos

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a Estrada Real? Compartilhe com seus amigos! Conhece algum cidade cortada pela rota? Conte pra gente nos comentários!

 

No GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês, mapas de Minas Gerais e da Estrada Real e 60 cupons de descontos em hotéis, restaurantes e atrativos! 

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
mirante - turismo de minas
15 mirantes mineiros que descortinam belas paisagens
grão da terra - crédito Marden Couto
As 10 melhores paradas nas estradas mineiras
piranguinho, capital do pé de moleque - credito Marden Couto
Conheça as famosas capitais mineiras
pão de queijo
Saiba quais são os melhores lugares de Minas Gerais para comer pão de queijo
nascente do rio são francisco - credito Marden Couto
Saiba quais são os principais rios de Minas Gerais
4 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web