gonçalves

Fuja do comum: 5 destinos inusitados em Minas Gerais

Os versos procedem: “Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais”. As cidades mineiras são encantadoras e são uma ótima opção de roteiro para você que quer conhecer lugares charmosos e agradáveis.

E não é só o circuito tradicional que é interessante, não! Quer conhecer locais diferentes no estado com a melhor culinária do país? Veja 5 destinos inusitados que você precisa conhecer quando estiver em terras mineiras!

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

 

1. Peirópolis

O distrito de Peirópolis fica a 20 quilômetros do centro de Uberaba. Uma das atrações mais empolgantes do lugar é o Museu dos Dinossauros, que fica dentro do Complexo Científico Cultural de Peirópolis. O museu, aberto ao público, fica na área do sítio arqueológico, onde foram encontrados diversos fósseis de dinossauros. Próximo ao museu também fica o Centro de Pesquisas Paleontológicas. E não é só isso que a cidade tem de bom. O distrito abriga a primeira ferrovia do Triângulo Mineiro. Também é um lugar com bonitas cachoeiras, diversos doces caseiros e licores produzidos na região. Um ótimo lugar para um passeio raro no Brasil e para conhecer mais sobre os dinossauros.

2. Gonçalves

Para quem gosta de turismo rural, Gonçalves é um ótimo destino. A tranquilidade em meio a natureza, junto com opções de ecoturismo fazem do local um bom lugar para aquela escapada do caos urbano. Há diversas cachoeiras com bons pontos para banho, perfeitas para quem gosta de água geladinha e cristalina. Trilhas levam a picos cuja vista é de tirar o fôlego, como a Pedra Bonita. Os aventureiros podem se divertir com as diversas opções de rapel, cavalgada, mountain bike, trekking, cascading e passeios off road. O passeio é mais romântico? Não tem problema! A gastronomia da cidade é única, com a maioria dos alimentos orgânicos, produzidos na região. E por fim, a cidade é extremamente rica em artesanato, com diversos artistas para apreciar e levar souvenires para a família e amigos.

 

LEIA TAMBÉM – 7 patrimônios imateriais de Minas Gerais

 

3. Extrema

A pequena cidade, que fica próxima da divisa com São Paulo, é dividida em 5 regiões de turismo, sendo bem estruturada para receber os turistas que visitam o local. Lá você encontrará a Rota das Águas, Rota dos Ventos, Rota do Sol, Rota das Pedras e Rota das Rosas. Cada uma delas é cheia de surpresas pra encantar você. A Rota das Águas é repleta de cachoeiras lindas, como a Cachoeira do Salto e a Cachoeira do Salto Grande e dá acesso também para o Pico do Lobo Guará, onde você pode fazer voo livre. Também é um ótimo roteiro para quem curte ecoturismo e adora aventura. Se você gosta de bebidas, há diversos alambiques com a tradicional cachaça mineira de qualidade.

ASSISTA AO VÍDEO QUE FIZEMOS EM EXTREMA

 

4. Aiuruoca

Outra cidade com paisagens de tirar o fôlego, Aiuruoca, localizada no sul de Minas Gerais é um lugar perfeito para descansar do estresse urbano. Há diversas cachoeiras banháveis que você pode frequentar, entre elas a Cachoeira Deus Me Livre. É uma cidade também com opções de passeios para a terceira idade, como o Poço do Joaquim Bernardo. Quem for mais ousado pode aproveitar e fazer a caminhada de 7 horas de duração (ida e volta) para o Pico do Papagaio. O cansaço vale a pena: no alto é possível ter uma visão de 360 graus da cidade, a 2.100 metros de altitude.

5. Caraça

A Serra do Caraça fica entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara. No local está o Parque Natural do Caraça, que abriga diversos picos, grutas, cascatas e cachoeiras e uma flora e fauna impressionantes, com seus ipês, orquídeas, candeias, macaúba e também 274 espécies de aves, além de saguis, quatis, raposas, antas e o conhecido lobo-guará. O parque está aberto para visitação, com diversas trilhas bem interessantes a serem feitas, como a do Pico do Inficionado (de 9,5 km) e Pico do Sol (10 km só de subida). Neste último você consegue observar a junção da Mata Atlântica com o Cerrado. É de tirar o fôlego!

 

LEIA TAMBÉM – 6 cachoeiras perto de BH pra você lavar a alma

 

Já visitou alguma dessas cidades? Conte pra gente nos comentários! Se quiser continuar sabendo mais sobre os melhores destinos mineiros e outros roteiros turísticos de Minas Gerais, assine nossa newsletter e fique por dentro!

 

No novo GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas de Minas Gerais e da Estrada Real! 

cta_finalpost_roteiros
Postagens relacionadas
Passadiço da Glória, em Diamantina - crédito Marden Couto
12 experiências românticas para você viver em Minas Gerais
turismo sustentavel - credito Marden Couto
10 mandamentos do viajante sustentável
divulgação ouro minas palace hotel
5 hotéis para uma noite romântica em BH
startups mineiras - credito Marden Couto
7 startups mineiras que estão inovando no turismo
santos dumont - credito Marden Couto
Santos Dumont: o pai da aviação é mineiro
3 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web