gonçalves - credito Marden Couto

Gonçalves: onde a roça é hipster

Localizada bem ao sul do estado, na Serra da Mantiqueira, Gonçalves ainda está se despontando como destino turístico em Minas Gerais. Com pousadas convidativas para uma viagem a dois e belos bosques de araucárias, que proporcionam boas atividades de ecoturismo, a cidade é um recanto bem mineiro.

Conserva o ar interiorano, mas com uma pegada descolada e moderninha. Refúgio perfeito para quem quer fugir da metrópole, se embrenhar pelas estradas de terra e sentir o cheiro do mato. Mas sem perder o charme e o conforto da cidade!

Ecoturismo

Para os aventureiros de plantão as atrações ao ar livre são uma ótima opção. Os turistas podem praticar boia-cross no rio Capivari, se arriscar no rapel e nas trilhas ou se refrescar nas belas cachoeiras. Um passeio que vale a pena é conhecer a Pedra do Forno, um dos pontos mais alto da região, com 1.970 metros de altitude, que proporciona uma vista incrível do entorno de Gonçalves. São 2 km de trilha, passando por nascentes, bosques e subidas bem íngremes, mas a paisagem vale o desafio.

gonçalves - credito Marden Couto  

Gastronomia

A cidade tem gastronomia diversificada, com bons restaurantes, como o Deméter na Roça, que serve comida caseira feita em fogão a lenha. A melhor pedida para experimentar novos sabores é o viradinho de banana e a farofa de maracujá. Para um jantar mais romântico a dica é o risoto de shitake com truta ao molho de manga, uma das pratas da casa do Restaurante Sauá, que tem vista espetacular para a mata. E não dá para deixar a cidade sem provar os petiscos da Venda do Ditão, um típico armazém mineiro. Para recordar a viagem e carregar um pouquinho da gastronomia local na mala, a dica é conhecer A Senhora das Especiarias, que vende várias iguarias como geleias, temperos, conservas, molhos e antepastos.

a senhora das especiarias - credito Marden Couto

Agroturismo

A agricultura orgânica também é um forte atrativo de Gonçalves. O Sítio Três Barras é um dos produtores orgânicos certificados. Preocupados com o meio ambiente e também com a saúde, eles cultivam hortaliças, legumes e frutas, livres de defensivos químicos. Todos os sábados pela manhã os produtores locais realizam a Feira de Orgânicos e vendem os seus produtos diretamente para os consumidores.

feirinha de orgânicos - credito Marden Couto

Hospedagem

E depois de fazer esses passeios e curtir tudo o que Gonçalves tem a oferecer, é hora de escolher um local para descansar. A cidade tem desde pousadas mais simples a hotéis boutiques. Nossa indicação é a Pousada Passaredo, com chalés cercados pela Mata Atlântica, e café da manhã com panquecas e iogurte preparados pela proprietária.

 

Onde comer:

Restaurante Deméter na Roça
Endereço: Rua João Carlos da Silva, 320, Centro

Dias e horários de funcionamento: quarta a domingo, das 12h às 17h.

demeter na roça - credito Marden Couto

 

Restaurante Sauá

Endereço: Estrada Sertão do Cantagalo, Km 7,5 Sertão do Cantagalo

Dias e horários de funcionamento: diariamente, das 12h às 22h

 restaurante sauá - credito Marden Couto

 

Onde se hospedar:

Pousada Passaredo

Endereço: Estrada da Terra Fria, Km 08, Terra Fria
Site: www.pousadapassaredo.com.br

pousada passaredo - credito Marden Couto

 

Gostou das nossas dicas? Aproveite para conhecer novos roteiros que Minas tem pra oferecer! Tem dicas de outros destinos? Deixe uma mensagem para nós nos comentários.

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
Carlos Drummond de Andrade - Itabira
Itabira
bichinho - crédito Marden Couto
Bichinho: a terra do artesanato mineiro
Inhotim - credito Sergio Mourão
Brumadinho
santuário do caraça - credito Marden Couto
Santuário do Caraça: um dos lugares mais mágicos de Minas
Juiz de Fora
Juiz de Fora

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web