Itabira

Itabira: conheça os principais pontos turísticos da terra de Drummond

Terra do grande poeta Carlos Drummond de Andrade, o ponto forte de Itabira é o turismo cultural. Mas as belezas naturais não ficam para trás, já que a cidade faz parte do Circuito Turístico do Ouro, coração da Estrada Real e região de maior visibilidade turística de Minas Gerais.

Quem passa pela cidade logo nota seu belo patrimônio cultural que conta com rico acervo arquitetônico que forma seu centro histórico, incluindo sobrados e casarões construídos no final do século 18 e início do século 19, erguidos em estrutura autônoma de madeira com vedação em alvenaria de adobe e pau-a-pique.

Quando o assunto é economia, o destaque fica por conta da mineração, já que a história da cidade foi marcada pela antiga Companhia Vale do Rio Doce, a maior mineradora do Brasil.

Serra dos Alves - Itabira

Serra dos Alves (Fotos: Sergio Mourão)

Principais atrativos de Itabira

O Centro Histórico é composto por vários atrativos. O Parque Municipal da Água Santa possui 12 mil metros quadrados de área verde e nele se encontra o Poço da Água Santa, um local de beleza cênica e valor histórico. Esse poço é famoso por suas águas térmicas que brotam das rochas ou falhas geológicas de grandes profundidades e que, segundo a população local, têm propriedades medicinais. Também pelo centro está a Praça do Centenário, onde se encontram a Casa Paroquial e a Catedral de Nossa Senhora do Rosário.

A vocação natural também faz parte da região, por meio de inúmeras belezas naturais como cachoeiras, riachos, matas e montanhas. Há a Mata do Limoeiro, a Pedra da Igreja, a Serra do Bicudo e a Serra dos Alves, além das cachoeiras dos Cristais, do Campo, da Boa Vista, do Limoeiro e do Meio.

Mas é a cultura que mais encanta quem chega à cidade. Por isso, o Museu de Itabira é parada obrigatória. Criado em 1971, tem como objetivo o resgate da memória cultural da região.

O Museu de Território Caminhos Drummondianos também resgata a “Velha Itabira”, permitindo uma viagem pela obra do poeta filho da cidade. As placas com poemas referenciam os fatos, locais e personagens que fizeram parte da vida de Drummond em Itabira ou nas lembranças de sua terra natal. É formado por 44 pontos com poemas.

Já a essência do Memorial Carlos Drummond de Andrade é manter viva a memória do poeta. Projetado pelo arquiteto e amigo de Drummond, Oscar Niemeyer, destaca-se pela sua bela forma e pelo acervo que guarda. O local abriga exemplares da obra de Drummond e objetos pessoais como sua velha máquina de escrever, prêmios literários, quadros e uma coleção de correspondências.

Museu do Tropeiro - Ipoema

Museu do Tropeiro

Ipoema

Quem vai a Itabira não pode deixar de conhecer o distrito de Ipoema, onde é possível praticar ecoturismo e esportes radicais, como escalada, rapel, trekking e mountain bike. A Cachoeira Alta, mostra ao visitante uma queda d’água de aproximadamente 110 metros. Além dela, o Parque Municipal do Campestre é outro reduto de turistas.

Mas o principal atrativo da cidade diz respeito ao Museu do Tropeiro, que foi construído onde seria o rancho de tropeiros, local para que eles descansassem e dormissem. O objetivo maior do local é resgatar a memória dos tropeiros viajantes. Possui um acervo de 400 peças adquiridas pelo colecionador José Dutra. O museu também oferece aulas de violão para a comunidade local, além de ensaios das manifestações culturais do distrito como a comitiva do berrante, estaladores de chicotes, lavadeiras e meninos trovadores.

Cachoeira Alta - Ipoema

Cachoeira Alta

 

Serviço: 

Site oficial: www.itabira.mg.gov.br

Fundação da cidade: 9/10/1848

Temperatura média: 20º C

Distância de Belo Horizonte: 111 km

 

No novo GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas de Minas Gerais e da Estrada Real! 

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
santuário do caraça - credito Marden Couto
Santuário do Caraça: um dos lugares mais mágicos de Minas
Serro - credito Marden Couto
Serro: queijo, ladeira e muita história!  
gonçalves - credito Marden Couto
Gonçalves: onde a roça é hipster
São João del-Rei
São João del-Rei
Juiz de Fora
Juiz de Fora
1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web