cine teatro central - juiz de fora - credito Marden Couto

Juiz de Fora: o que fazer, onde comer e onde ficar 

Juiz de Fora é uma cidade que a gente adora visitar. É cheia de lugares legais para comer e também tem muitos atrativos turísticos, além de uma interessante programação cultural. Esta foi nossa quarta vez lá e aproveitamos para conhecer alguns museus, que das outras vezes que estivemos na cidade não tínhamos conseguido ir, pois a maioria deles não abre nos fins de semana. Revisitamos também nossos cantinhos gastronômicos favoritos e conhecemos a sensação do momento. Confira abaixo o roteiro que fizemos pelos principais pontos turísticos!

 

O QUE FAZER

 

Museu Mariano Procópio

O Museu Mariano Procópio é a coisa mais linda! O comendador Mariano Procópio construiu a Vila Ferreira Lage para receber Dom Pedro II na inauguração da estrada de ferro, que ligava Petrópolis a Juiz de Fora. Em 1915, o espaço que compreende um parque, a casa de 1861 e um anexo construído para abrigar as obras de arte da família, foi transformado em museu. Em 2016, o anexo, com uma pequena parte da acervo (pouco mais de 100 do total de mais de 50 mil peças) foi restaurado e reaberto ao público. Já a casa está fechada há mais de 10 anos, por falta de projetos e recursos financeiros da prefeitura para restauração.

Rua Mariano Procópio, 1.100

(32) 3690-2200

www.pjf.mg.gov.br/administracao_indireta/mapro 

museu mariano procopio 1 museu ferroviario 3 - credito Marden Couto

museu mariano procopio 6 - credito Marden Coutomuseu mariano procopio 1 museu ferroviario 1 - credito Marden Couto

 

 

 

 

 

museu mariano procopio 1 museu ferroviario 2 - credito Marden Coutomuseu mariano procopio 1 museu ferroviario 4 - credito Marden Couto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

museu mariano procopio 1 museu ferroviario 6 - credito Marden Couto

museu mariano procopio 1 museu ferroviario 5 - credito Marden Couto

 

 

 

 

 

 

 

Memorial da República Presidente Itamar Franco

Adoramos conhecer o Memorial da República Presidente Itamar Franco! O juiz-forano Itamar Franco nasceu em 1929 e faleceu em 2011. Formou-se em engenharia e dedicou sua vida à política, tendo atuado como vereador e prefeito de Juiz de Fora, governador de Minas Gerais, senador, embaixador, vice-presidente e presidente da república. Seus maiores feitos foram o plano real, o incentivo ao carro popular, os medicamentos genéricos, o programa de combate à fome, a escola em tempo integral e o programa de habitação de baixo custo. No memorial está parte do acervo pessoal doado pela família do ex-presidente, que conta sua vida e registra seus principais feitos. 

Rua Benjamin Constant, 790

(32) 3212-2078

www.mrpitamarfranco.com.br 

memorial itamar franco 1 - credito Marden Couto

memorial itamar franco 2 - credito Marden Couto

memorial itamar franco 3 - credito Marden Couto

memorial itamar franco 4 - credito Marden Couto memorial itamar franco 5 - credito Marden Couto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Museu de Arte Moderna Murilo Mendes

O Museu de Arte Moderna Murilo Mendes fica ao lado do Memorial da República Presidente Itamar Franco. Na fachada tem um painel maravilhoso do Cândido Portinari, intitulado Tiradentes, que retrata a Inconfidência Mineira, e pertencia ao Colégio de Cataguases. O museu reúne o acervo que era de Murilo Mendes, poeta e crítico de arte, nascido em Juiz de Fora, em 1901. Tem também exposições temporárias como as que vimos: Juiz de Fora na Verde, que exibe exemplares de uma revista modernista de Cataguases do início do século XX; e Contemplação de Ouro Preto, que mescla versos de Murilo Mendes e obras de artistas como o juiz-forano Carlos Bracher. 

Rua Benjamin Constant, 790

(32) 3229-9070

www.museudeartemurilomendes.com.br 

museu de arte moderna 1 - credito Marden Couto museu de arte moderna 2 - credito Marden Couto museu de arte moderna 3 - credito Marden Couto

 

 

 

 

 

 

Espaço Mascarenhas 

O Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, conhecido também como Espaço Mascarenhas rouba nosso olhar numa das avenidas mais movimentadas da cidade, a Getúlio Vargas. O enorme prédio rosa, com 70 janelas na fachada, é a antiga fábrica de tecidos, inaugurada pelo empresário Bernardo Mascarenhas, em 1888. Atualmente é um espaço cultural que recebe exposições como a JF Foto 17, que pudemos conferir. Abriga ainda, em anexos, a Biblioteca Municipal Murilo Mendes e o Mercado Municipal de Juiz de Fora.

Avenida Getúlio Vargas, 200

(32) 3690-7052

www.facebook.com/paginadoCCBM 

espaço mascarenhas 2 - credito Marden Couto espaço mascarenhas 1 - credito Marden Coutoespaço mascarenhas 3 - credito Marden Couto

 

 

 

 

 

 

Museu Ferroviário

O Museu Ferroviário, que fica na antiga sede da Estrada de Ferro Leopoldina, tem 400 peças entre mobiliário, instrumentos de trabalho e comunicação, livros técnicos, fotografias, equipamentos científicos, louças e miniaturas. Mas os destaques são as duas locomotivas a vapor originais, na parte externa. O acervo e o prédio são tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA).

Avenida Brasil, 2001

(32) 3690 7055

www.pjf.mg.gov.br/administracao_indireta/funalfa/mf/index.php 

museu ferroviario 4 - credito Marden Coutomuseu ferroviario 1 - credito Marden Coutomuseu ferroviario 2 - credito Marden Couto museu ferroviario 3 - credito Marden Couto museu ferroviario  - credito Marden Couto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Todos os museus tem entrada gratuita!

 

Cine-Theatro Central

O Cine-Theatro Central, inaugurado em 1929, é um ícone de Juiz de Fora. A grande surpresa foi quando entramos e ficamos boquiabertos com a ornamentação assinada pelo pintor italiano Ângelo Bigi. A capacidade máxima do teatro são 1.232 lugares e o espaço recebe inúmeros espetáculos de teatro, dança e música. Em 2016, assistimos ao show do Almir Sater, a convite do produtor de eventos Jackson Martins.

Praça João Pessoa, s/nº – Centro – Calçadão da Rua Halfeld

(32) 3215-1400

www.theatrocentral.com.br 

cine-theatro central 2 - credito Marden Couto

cine-theatro central - credito Marden Couto

 

 

 

 

 

 

ONDE COMER

 

Mr. Tugas

O Mr. Tugas é daqueles lugares que deixa o sabor na memória e faz a gente querer retornar! Estávamos doidos pra voltar lá, e ficamos surpresos com o tanto que o lugar cresceu, mas sem perder a qualidade. As pizzas são maravilhosas, os azeites são espetaculares e as cervejas são deliciosas! Um dos melhores lugares para se comer em Minas Gerais! Hugo, proprietário do Mr. Tugas, costumava fazer pizzas para os amigos no chalé da família. A aceitação foi tanta que, em 2005, ele decidiu inaugurar a pizzaria. E em 2007 ele começou a produzir as cervejas artesanais. Hoje a casa oferece produtos de excelente qualidade, vários ambientes, espaço kids, lojinha, cervejaria e cursos.  

Rua Otília de Souza Leal, 310 

(32) 3233-0036

www.mrtugas.com.br   

mr tugas 1 - credito Marden Coutomr tugas 6 - credito Marden Couto

 

 

 

 

mr tugas 2 - credito Marden Couto

 

mr tugas 4 - credito Marden Couto

 

 

 

 

 

 

 

mr tugas 3 - credito Marden Couto

 

 

 

mr tugas 5 - credito Marden Couto

 

 

 

 

 

 

 

 

Rellicário Brigaderia e Café

Toda vez que a gente vai em Juiz de Fora o Rellicário Brigaderia e Café não pode ficar de fora do nosso roteiro. A cafeteria é linda e os comes e bebes são uma tentação! No local, são servidos os melhores cafés do Brasil, preparados em diversos métodos como: prensa francesa, aeropress, coador e espresso. Tem também uma carta enorme de brigadeiros, como os deliciosos caramelo com flor de sal e churros. 

Rua São Mateus, 35

(32) 3213-5469

www.facebook.com/rellicariobrigaderia 

rellicario 1 - credito Marden Coutorellicario 3 - credito Marden Coutorellicario 4 - credito Marden Couto

 

 

 

 

 

 

rellicario 2 - credito Marden Couto

 

 

 

 

 

 

Bar do Bigode e Xororó

O Bar do Bigode e Xororó é parada obrigatória na cidade para quem gosta de um típico boteco. O petisco mais famoso é o torresmo de ponta, que mais parece um lombo com casquinha crocante. Para acompanhar fomos de cerveja artesanal da casa, uma blonde ale deliciosa, produzida pela cervejaria Loba!

Rua Chanceler Oswaldo Aranha, 43

(32) 3218-7097

www.facebook.com/pages/Bar-Do-Bigode-e-Xororó-O-melhor-torresmo-do-Brasil/213468638665655 

bar do bigode - credito Marden Couto

 

Garagem Gastrobar

Fomos conhecer o Garagem Gastrobar do grande campeão do Master Chef, Pablo Oazen! Por coincidência visitamos o estabelecimento dois dias depois dele ter sido eleito, e estava lotado de amigos e clientes que faziam questão de registrar uma foto. No cardápio tem tanta coisa gostosa que fica até difícil escolher, além da carta de drinks e das opções de cervejas artesanais. Pedimos filé mignon curado, selado e servido com farofinha e maionese; e pastelzinho de vento, com abóbora, camarão e catupiry! Experimentamos também a cerveja da casa, uma witbier com pitanga!

Rua Luis de Camões, 74

(32) 3231-3476

www.facebook.com/garagemgastrobarjf 

garagem gastrobar 1 - credito Marden Couto garagem gastrobar 2 - credito Marden Couto

 

 

 

 

 

 

ONDE FICAR

 

Nobile Express Juiz de Fora

Nos hospedamos no Nobile Express, hotel novinho, inaugurado em agosto de 2017 e super bem localizado, no centro de Juiz de Fora. Visitamos os museus, bares e restaurantes tudo a pé, com até 15 minutos de caminhada. 

Av. Presidente Itamar Franco, 570, Centro

(32) 3512 3100

www.nobilehoteis.com.br/hoteis/nobile-express-juiz-de-fora 

nobile express 2 - credito Marden Coutonobile express 1 - credito Marden Couto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você conhece Juiz de Fora? Qual seu lugar favorito na cidade? Conta pra gente aqui nos comentários!

 

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
santuário do caraça - credito Marden Couto
Santuário do Caraça: um dos lugares mais mágicos de Minas
Serra do Cipó - credito Sergio Mourão
Serra do Cipó
Tiradentes: a mais cenográfica das cidades históricas
Cânions em Capitólio
Capitólio
Gruta de Maquiné - crédito Marden Couto
Cordisburgo: literatura, natureza e sossego!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web