mariana - credito Marden Couto

Mariana é história pura a cada esquina

Foi aqui que todo esplendor colonial mineiro nasceu. Primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais, Mariana é história pura a cada esquina. A Catedral Basílica da Sé ainda é uma das igrejas mais ricas do Brasil, com lustres de cristal e altares cheios de ornamentos. A Praça Gomes Freire continua bucólica, com seus laguinhos, bancos e coreto. A Casa dos Artistas Mestre Ataíde segue abrigando quase 30 artistas que trabalham na sua frente e expõem suas obras ali. As construções históricas resistem lindamente coloridas. 

 

Atrativos:

Praça Minas Gerais 

A Praça Minas Gerais traz um combo de atrações uma ao lado da outra. Ali ficam as igrejas de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora do Carmo, construídas no século XVIII. Logo em frente está o Pelourinho, onde eram castigados os infratores da época. E do outro lado da rua fica a Casa de Câmara e Cadeia, atual Câmara de Vereadores, que tem na fachada um medalhão de pedra-sabão com o símbolo da coroa portuguesa. 

praça Minas Gerais - credito Marden Couto

Fotos: Marden Couto / Turismo de Minas

 

Basílica de São Pedro dos Clérigos 

A Basílica de São Pedro dos Clérigos é uma das poucas igrejas barrocas de Minas Gerais com arquitetura em formato oval e fachada de arenito. Detalhes no altar e esculturas em cedro vermelho chamam a atenção. É possível subir no campanário para contemplar a cidade do alto. 

Mariana - credito Marden Couto

 

Casa dos Artistas Mestre Ataíde

As salas de um casarão antigo são ocupadas por diversos ateliers – é só entrar na Casa dos Artistas Mestre Ataíde que você dá com alguns artistas trabalhando. Nos andares superiores as obras estão expostas e à venda. 

Mariana - credito Marden Couto

 

Mina da Passagem 

A Mina da Passagem é a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo: são 120 metros de profundidade com inúmeros labirintos e galerias. Começou a ser explorada em 1819, e só foi desativada em 1985 – estima-se que 35 toneladas de ouro foram retiradas. Para entrar você pega troles, os carrinhos usados por mineiros. O passeio, de cerca de meia hora, tem guia contando curiosidades sobre a mineração na região e termina num bonito lago subterrâneo. 

mina da passagem - credito Marden Couto

 

Museu Arquidiocesano de Arte Sacra

O edifício de 1770 do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra abriga uma impressionante coleção de obras de arte sacra no período auge do barroco em Minas Gerais. Entre as peças mais importantes estão um banco do Rei Dom João V e uma túnica de D Pedro II. 

 

Catedral Basílica da Sé

A Catedral Basílica da Sé apesar da fachada modesta, guarda joias como o tapa vento atribuído a Aleijadinho, uma tela de Mestre Ataíde, e o órgão de tubos alemão, datado de 1701, que é tocado toda sexta às 11h30 e domingo às 12h15, com ingressos a R$ 30. 

 

Museu da Música de Mariana

Criado na década de 1960 para preservar documentos ligados à música sacra brasileira, o Museu da Música de Mariana abriga exposições fixas e temporárias (com pinturas e instrumentos antigos) e concertos. 

 

Trem

O passeio de trem é imperdível. O prédio, que mantém o estilo da estação ferroviária original de 1914, é ponto de embarque para viagens turísticas até a vizinha Ouro Preto. Conhecida como Estação Parque, tem biblioteca, espaço museográfico, sala multiuso, praça lúdico-musical, vagão-oficina de vídeo, vagão dos sentidos e vagão-café. Sente do lado esquerdo do trem, para aproveitar melhor as paisagens.    

 

Mariana - credito Marden Couto

 

Você conhece Mariana? Conta pra gente o que você mais gosta de fazer na cidade!

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
ouro preto - credito Marden Couto
Ouro Preto: descubra o que fazer pelas ladeiras históricas
monte verde - credito Marden Couto
Monte Verde: a vila mais charmosa de Minas Gerais 
Diamantina - Passadiço da Glória
Diamantina
Montes Claros
Montes Claros
belo horizonte - credito Marden Couto
Belo Horizonte: roteiro completo pela capital dos bares

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web