Fachada Matriz Nossa Senhora da Conceição

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição: restauração e reabertura ao público

Texto e fotos: Emilly Souza – jornalista colaboradora

No início deste mês fomos conferir o resultado da restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Mato Dentro, a convite da Anglo American. A igreja ficou a coisa mais linda do mundo, ao entrar foi impossível não se emocionar com a beleza das cores, dos detalhes e a paz que aquele ambiente transmite.

Foi mais impactante ainda ver toda a população rezando e celebrando a reabertura das portas da igreja. A vibração da população era contagiante, a igreja estava abarrotada e como a lotação foi máxima, um telão foi instalado na parte da fora para aqueles que não conseguiram entrar no templo.

A obra durou cerca de seis anos e recebeu investimentos de R$ 8,5 milhões da Anglo American, fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela empresa com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), visto que a Anglo American explora uma jazida de minério na cidade desde 2008 e escoa por meio do mineroduto Minas-Rio, que tem 529 km de extensão e atravessa 33 municípios. A restauração da igreja teve o apoio da paróquia e da Prefeitura Municipal. 

 

Festa da Padroeira na Matriz Nossa Senhora da Conceição

A reabertura da Matriz Nossa Senhora da Conceição ocorreu no dia 8 de dezembro, dia da padroeira do município. E para celebrar a data, a cidade contou com uma programação especial entre os dias 7 e 8 de dezembro com missa solene, festival gastronômico, exposições e palestras.

O dia amanheceu com toque dos sinos e banda de música, café comunitário, Momento Mariano com Coroação de Nossa Senhora, procissão saindo do Santuário e a solenidade de entrega das chaves da Igreja Matriz. A abertura das portas foi aclamada por uma calorosa salva de palmas.

A missa solene foi celebrada pelo arcebispo de Diamantina e administrador apostólico da Diocese de Guanhães, Dom Darci Nicioli, e demorou quase três horas. Mas nem a demora abalou a população que estava com os olhos vidrados em cada detalhe da igreja.

Populacao em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

A Matriz Nossa Senhora da Conceição estava interditada para visitação do público desde 2005 e sua abertura devolveu à Conceição do Mato Dentro parte de sua história. A igreja existe há mais de 300 anos e carrega preciosidades do Barroco Mineiro.

À noite, a região do Mercado Municipal Maurílio Lages ficou movimentado com barraquinhas variadas, shows, além da feirinha com produtores locais de cerveja, cachaça e queijo. A festa foi bem animada e reuniu centenas de pessoas para celebrar o aniversário da cidade.

Festival Gastronomico Festa de Nossa Senhora da Conceição

Festival Cachaça Nossa Senhora da Conceição  

Restauração da Matriz Nossa Senhora da Conceição

O trabalho foi realizado pela Cantaria Conservação e Restauro e ficou incrível. Foi um dos maiores trabalhos de restauração já realizados no país. Tombada em 1948 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Igreja Matriz de Conceição do Mato Dentro apresentava uma série de problemas estruturais e nos elementos artísticos. Com a restauração os elementos foram revisados, reforçados e em alguns casos até substituídos.
O sistema elétrico foi todo trocado. Além disso, com a retirada das camadas de tinta e a recuperação da pintura original, foram descobertas várias pinturas artísticas históricas.

igreja matriz de conceição do mato dentro - Marden couto - ago18

Preciosidades do barroco mineiro

Na capela-mor foram reveladas pinturas da reprodução ilusionista de elementos arquitetônicos com cenas da vida de Nossa Senhora. Também foram identificados painéis no estilo de uma recriação de azulejaria com passagens da vida de Cristo e da Assunção de Nossa Senhora.

Outra curiosidade são os traços das chamadas chinesices encontradas nas pinturas em tábuas com desenhos vermelhos, pretos e ocre. Destaque também para a presença de perfis de índios botocudos, primitivos habitantes da região, na terminação das vestes das mulheres representantes das três virtudes e dos cinco sentidos do forro da sacristia.

Interior Matriz Nossa Senhora da Conceição

Jesus Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceicao

Descobertas históricas

De acordo com a equipe técnica, as primeiras pesquisas sugerem que as pinturas reveladas foram cobertas por tintas em dois momentos diferentes, em 1816 e 1933. Mas, não há registros oficiais sobre essas pinturas reveladas na restauração da igreja matriz.

Até o momento, ainda em fase de estudos, acredita-se que a retratação da vida de Cristo, em estilo azulejaria, foi inspirada nas obras de Bartolomeo Ricci, de 1607.

A restauração da Igreja Matriz revela um importante e inesperado patrimônio artístico e sacro em Minas Gerais. Além disso, proporciona aos conceicionenses e visitantes a oportunidade de admirar e contemplar todas as belezas disponíveis no templo.

Detalhes Igreja Matriz

Sacristia Matriz Nossa Senhora da Conceição

teto matriz nossa senhora da conceição

Conceição do Mato Dentro

A cidade fica a pouco mais de 160km de Belo Horizonte e é um destino famoso para os amantes do ecoturismo, com opções de trilhas e cachoeiras incríveis na região da Serra do Cipó. Confira aqui a matéria completa, que fizemos sobre a cidade!

Qual é sua igreja preferida em Minas Gerais? Conta pra gente aqui nos comentários!

Postagens relacionadas
São João del-Rei
São João del-Rei
Gruta de Maquiné - crédito Marden Couto
Cordisburgo: literatura, natureza e sossego!
extrema - credito Marden Couto
Extrema: roteiro completo para um fim de semana (assista ao vídeo)
santuário do caraça - credito Marden Couto
Santuário do Caraça: um dos lugares mais mágicos de Minas
conceição do mato dentro - credito luana bastos
Conceição do Mato Dentro: Cachoeira do Tabuleiro, Igrejas do Século XVIII e um Queijo dos Deuses
2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web