parque estadual do ibitipoca - credito Marden Couto

Miniguia de Ibitipoca: veja quais são os atrativos imperdíveis

Conceição de Ibitipoca é distrito de Lima Duarte e um dos roteiros preferidos para quem é da região e também para quem vem de fora. Um verdadeiro paraíso na Zona da Mata Mineira, com acesso através de 27 km de estrada de terra.  

A vila conta com os atrativos turísticos mais variados. Ecoturismo no parque estadual, com belas trilhas e cachoeiras; clima ameno da serra, com ótimas opções de hotéis e pousadas; bares e restaurantes, com deliciosos pratos da culinária mineira; e também eventos musicais, que reúnem centenas de pessoas todos os anos.

O lugarejo conserva ruas de paralelepípedos e casinhas coloridas. No centro da vila está a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com fachada estilo colonial, datada do século XVIII. Ibitipoca também possui um clima bem interiorano e a receptividade dos moradores faz da vila um agradável local para uma boa prosa.

Veja as dicas em um miniguia que fizemos para você aproveitar ao máximo o que Ibitipoca tem a oferecer!

matriz de nossa senhora da conceição em ibitipoca - credito Marden Couto

 

Parque Estadual do Ibitipoca

É uma reserva natural de 1.488 hectares, com trilhas e cachoeiras maravilhosas. É o parque mais visitado do estado – 95 mil turistas em 2015 -, e ótima opção para quem curte aventura e também tranquilidade. As trilhas são bem sinalizadas e a estrutura do parque é muito bem cuidada. Como sua área é extensa, é impossível conhecê-lo em uma só visita. Mas sem dúvida, é um lugar para ir mais de uma vez na vida. Para aproveitar o passeio, a dica é utilizar roupas leves, protetor solar, boné/chapéu e sapatos confortáveis para a atividade física, além de levar sempre água e lanche para repor as energias durante as caminhadas. 

www.redeibitipoca.com/pei 

– Janela do Céu

Uma das atrações mais procuradas no parque, o percurso completo da trilha possui 16 km e é um passeio cansativo e desafiador, mas a paisagem do alto da Janela do Céu compensa todo o esforço. O percurso passa pelo Cruzeiro, Gruta da Cruz, Pico do Ibitipoca, Gruta dos Três Arcos, Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Moreiras, Cachoeirinha, Janela do Céu e Rio Vermelho.

A dica é levar bastante água para manter a hidratação durante todo o percurso. O ideal é separar um dia de visita ao parque só para fazer essa trilha e assim poder fazer a caminhada em um ritmo agradável e na chegada ainda poder se refrescar e admirar a vista, antes de pegar o caminho de volta.

– Pico do Pião

O segundo roteiro mais longo do parque também reúne paisagens incríveis e algumas grutas. São cerca de 11 km o trajeto completo, ida e volta, e o percurso passa pela Gruta do Monjolinho, Gruta do Pião, Gruta dos Viajantes, Pico do Pião e Ruínas da Capela no Pico do Pião. Além de se refrescar durante o passeio, este é um roteiro para fazer excelentes fotos da paisagem.

– Circuito das Águas

Este é o menor percurso do parque, com cerca de 5 km de trilha, ideal para quem quer apreciar as cachoeiras, lagos e descansar em um belo cenário. Neste roteiro você irá conhecer: Lago dos Espelhos, Lago Negro, Prainha, Lago das Miragens, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos e Rio do Salto.

No entorno do parque existe a possibilidade de conhecer as trilhas não oficiais e fazer passeios como trekking, caminhada, cavalgadas, jeep tour e passeio de bote. Saiba mais em: www.redeibitipoca.com/passeios 

 

lago dos espelhos em ibitipoca - credito Marden Couto 

Gastronomia

Ibitipoca tem um jeitinho todo peculiar e as opções gastronômicas não podiam ser diferentes. O Candeia Blues Bar, mais conhecido como Bar do Firma, é parada certa para muitos turistas. A decoração exótica possui várias referências que o dono (o ‘Firma’) reuniu ao longo da vida. É um espaço diferente que vale a pena visitar. As cachaças da casa são famosas e o modo de servi-las também. O Firma inventou um sistema de roldanas para entregar a bebida ao cliente. Após fazer o pedido, o proprietário puxa uma corda do balcão e o copo da bebida desce até a mesa.

Para aproveitar um bom almoço ou jantar, o Restaurante Via Veneto é uma ótima escolha. Com cardápio baseado na culinária ítalo-brasileira o restaurante também oferece pratos da tradicional culinária local. No cardápio os destaques são massas, carnes e opções com truta, acompanhados de um bom vinho. O restaurante está situado no jardim do Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer.

Quem visita Ibitipoca não pode ir embora sem experimentar o famoso pão de canela. A iguaria é uma referência na cidade e comercializado em vários estabelecimentos. São deliciosos e vale a pena levar como lembrança do distrito.

 

Hospedagem

Para relaxar e curtir um fim de semana ou feriado na vila, indicamos o Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer, com chalés bem equipados e estrutura para receber casais e família com conforto e requinte, bem perto da natureza. Tem piscinas adulto e infantil, sauna, ofurô, playground, quadra de grama, salão de jogos, trilhas e até um circuito de arvorismo.

https://www.serradoibitipoca.com.br/

serra do ibitipoca hotel de lazer - credito Marden Couto 

Eventos

– Ibitipoca Jazz Festival

O evento acontece desde o ano 2000, no Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer, e reúne grandes músicos, que embalam o público ao som do jazz. São duas noites de muita música e confraternização, no mês de julho, unindo cultura e ecoturismo.

http://www.ibitipocajazzfest.com.br

– Ibitipoca Blues

Misturando música, arte e sustentabilidade, o evento acontece todos os anos no mês de agosto e movimenta Conceição do Ibitipoca com muita música de qualidade. Excelente opção para os amantes de blues do país, atrai cerca de 3 mil pessoas em um fim de semana. O evento acontece no camping do Ibitilua, no centro da Vila.

http://ibitipocablues.com.br

– Ibitipoca Off Road

Um dos eventos mais tradicionais da região já tem data marcada. A edição de 2017 acontece nos dias 5 e 6 de agosto. Um tradicional rally que reúne grandes competidores todos os anos.

http://www.ibitipocaoffroad.com.br

 

#DicaTM

A vila de Conceição de Ibitipoca não tem caixas eletrônicos e as máquinas de cartão estão sujeitas ao sinal de celular, e nem sempre estão disponíveis, portanto leve dinheiro vivo. Somente as operadoras claro e vivo possuem sinal na região, caso tenha outra operadora aproveite a falta de sinal para se ‘desligar’ enquanto curte uma folguinha. O último posto de gasolina fica em Lima Duarte, portanto, se estiver de carro cheque o combustível antes de seguir viagem.

conceição do ibitipoca - credito Marden Couto

 

Conhece outras atrações imperdíveis em Ibitipoca? Conte pra gente nos comentários!

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
belo horizonte - credito Marden Couto
Belo Horizonte: roteiro completo pela capital dos bares
Poços de Caldas: a cidade das águas termais e das praças floridas
Tiradentes: a mais cenográfica das cidades históricas
Sabará - credito Marden Couto
Sabará: um roteiro pelos principais pontos turísticos
capitólio - credito Marden Couto
5 atrativos essenciais de Capitólio para você conhecer

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web