Montes Claros

Montes Claros

Montes Claros é o principal centro urbano do norte de Minas e por esse motivo apresenta características de capital regional. Seu raio de influência abrange todo o norte do Estado e parte do sul da Bahia. Dentre as opções de entretenimento e cultura, o município conta com clubes e parques, vida noturna com variados barzinhos, boates e cinemas; grande variedade musical e artística e criativas produções artesanais.

Quanto às manifestações culturais, destacam-se: Festa de Agosto (festa de louvor popular), Festa Nacional do Pequi e eventos voltados para a circulação de riquezas e diversão: Fenics (Feira Industrial e Comercial), Expomontes (Exposição Agropecuária) e carnavais fora de época como Axé Montes e Carnamontes.

Casa de Cultura - Montes Claros

Casa de Cultura (Fotos: Sergio Mourão)

Principais atrativos de Montes Claros

O Complexo de Grutas da Fazenda Lapa Grande possui quatro grutas de suma importância para fins de estudos espeleológicos. A que mais desperta interesse, pelas suas formações, é a da Lapa Grande, com três quilômetros de extensão, estando entre as maiores de Minas. Além de guardar em seus sedimentos restos de fósseis, possui em seu interior amplos salões e verdadeiros labirintos. A Lapa Pintada e a Lapa D’Água merecem atenção especial pelo interesse arqueológico.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e São José

Templo religioso mais antigo de Montes Claros, sua construção foi iniciada em 1859, mas, ao longo do tempo, passou por várias reformas que causaram descaracterização. Da construção original restam a porta principal e as imagens em madeira de Nossa Senhora e de São José.

Em 1919, as obras do Santuário do Bom Jesus foram concluídas. A iniciativa da construção foi de uma senhora muito devota das almas do purgatório; por isso, nos primeiros anos, o templo era conhecido como Capela das Almas.

O Centro de Educação e Cultura Hermes de Paula foi fundado em 1979 com o objetivo de preencher uma grande lacuna no campo cultural da cidade, atendendo uma reivindicação de muitos intelectuais, principalmente de um dos fundadores, o escritor Hermes de Paula.

Serviço:

Site oficial: www.montesclaros.mg.gov.br

Fundação da cidade: 3/7/1857

Temperatura média: 24º C

Distância de Belo Horizonte: 417 km

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
Juiz de Fora
Juiz de Fora
diamantina - credito Marden Couto
Diamantina: conheça os principais pontos turísticos da terra de JK
Uberlândia
Uberlândia
extrema - credito Marden Couto
Extrema: roteiro completo para um fim de semana (assista ao vídeo)
ouro preto - credito Marden Couto
Ouro Preto: descubra o que fazer pelas ladeiras históricas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web