lavras novas - crédito Marden Couto

O que fazer em Lavras Novas?

Lavras Novas é um charmoso distrito pertencente a cidade de Ouro Preto, que fica a 120 km de Belo Horizonte, e alia sossego e aventura na Estrada Real. Para curtir um fim de semana no lugarejo a dica é escolher uma das pousadas para aproveitar o friozinho da região.

As casinhas coloridas no entorno da igreja, as trilhas e as cachoeiras compõem as belas paisagens do lugar. O Mirante da Pedra ou o Mirante do Salto são ideais para um passeio romântico. Contemplar o pôr do sol também é um ótimo programa, um verdadeiro espetáculo da natureza.

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

 

lavras novas - crédito Marden Couto

 

Ecoturismo

Lavras Novas possui a Bacia do Custódio, boa para banhos e para passar algum tempo em contato com a natureza, além de ser um ótimo lugar para namorar. Para os turistas mais aventureiros, há a opção dos esportes radicais como a práticas de quadricross, rapel, rafting, trekking e canoagem. O canyon é outra grande sensação do distrito e proporciona lindos passeios.

 

Artesanato

O artesanato em taquara já foi atividade de toda a comunidade e hoje é realizado por poucas famílias. A ausência da matéria prima foi um dos fatores que influenciou a diminuição da produção artesanal. Contudo a prática ainda é bem difundida na região e para não perder a tradição, o artesanato em taquara é ensinado na escola.

Além disso é possível encontrar peças cerâmica, esculturas em madeiras e barro e peças de decoração feitas com madeiras de demolição. Na cidade também dá pra visitar os ateliers dos artistas para conhecer de perto o artesanato local.

 

Gastronomia

Lavras Novas não deixa a desejar no quesito gastronomia. São inúmeros restaurantes onde vale a pena provar as delícias com tempero caseiro, que sempre deixam gostinho de quero mais. Não deixe de experimentar as tortas doces acompanhadas de um drink a base de café, da Mariazica!

 

Evento

O distrito também promove o Festival da Culinária de Buteco de Lavras Novas, que chega à sua 3ª edição e, este ano, será realizado entre os dias 22 e 29 de julho. O Festival é a oportunidade para os restaurantes da região apresentarem os tradicionais tira-gostos a população e aos visitantes, durante uma semana.

A partir dessa ideia, surgiu o incentivo às senhoras de Lavras Novas a mostrarem a tradicional culinária caseira, com os seus pratos mineiros, as quitandas, bolos e doces. Para promover a divulgação do trabalho das Doninhas de Lavras Novas e como um aquecimento para o festival, no dia 30 de abril acontece um evento na Praça Pedro Fernandes Marins. O evento contará ainda com a presença do Grupo de Forró de Lavras Novas e da Orquestra de Violeiros de Ouro Branco.

 

lavras novas - crédito Marden Couto

 

Você já visitou Lavras Novas? Deixe sua dica pra gente nos comentários!

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
monte verde - credito Marden Couto
Monte Verde: a vila mais charmosa de Minas Gerais 
Poços de Caldas
Poços de Caldas
Carlos Drummond de Andrade - Itabira
Itabira
Diamantina - Passadiço da Glória
Diamantina
extrema - credito Marden Couto
O que fazer em Extrema: roteiro completo para um fim de semana (assista ao vídeo)
1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web