santana dos montes - credito Marden Couto

O que fazer em Santana dos Montes

Localizada a 130 km da capital mineira a cidade é cercada pela Serra do Espinhaço e possui reservas da Mata Atlântica habitada por fauna e flora de rara beleza, fazendas tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico do estado e áreas de Preservação Permanente.  

A cidade surgiu em meio ao Ciclo do Ouro com outro nome, Morro do Chapéu, e as atividades econômicas que desenvolveram o município foram a agricultura e pecuária. Atualmente o investimento é na área do turismo rural.

Santana dos Montes é uma excelente opção para fazer trilhas, cavalgadas e conhecer a produção de bebidas artesanais, como cerveja, cachaça e vinho. Confira!

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

 

santana dos montes - credito Marden Couto

Fotos: Marden Couto / Turismo de Minas

 

Atrativos

Igreja de Sant’ana e Praça da Matriz

A Igreja Matriz de Sant’ana é datada do século XVIII e está situada na Praça Aristides de Araújo Teixeira, conhecida como Praça da Matriz. Possui uma escadaria frontal e mantem as portas e janelas originais. No seu interior é possível encontrar pinturas de Francisco Xavier Carneiro (aluno de Mestre Ataíde) e imagens dos séculos XVIII e XIX.

santana dos montes  - credito Marden Couto


Museu Latino-Americano de Tecnologia Rural

O museu foi uma ideia desenvolvida desde os primeiros grupos de trabalho do Movimento União para o Desenvolvimento. Seu objetivo é contribuir, valorizar e preservar o patrimônio cultural. O museu possui peças da Coleção Marco Alajmo, formada por cerca de 250 itens relativos ao trabalho rural, do século XIX e início do século XX, provenientes de diferentes países da América Latina.

 

Cachoeira do Santinho

A cachoeira está localizada na região de densa vegetação e é formada por pequenas quedas em sequência, que deságuam e formam um excelente local para banho. Está bem próxima a sede da fazenda, que tem o mesmo nome, e no local ainda existem ruínas de uma antiga usina hidrelétrica.

 

Cerveja, cachaça e vinho

A Fazenda Guarará é responsável pela elaboração da cerveja artesanal Loba, da cachaça Itaveravense e do vinho Dos Montes. O local é aberto para a visitação dos turistas.

Na cervejaria é possível conhecer o processo de produção da cervejaria artesanal, degustar os chopes e ainda levar as garrafas para casa. Os principais rótulos são lager, pale ale e weis.

Na cachaçaria uma enorme roda d’água, barris que vão do chão ao teto e paredes de pedra, remete ao passado. São produzidas as cachaças prata, a famosa branquinha, que sai direto do alambique para a garrafa e cachaça ouro, envelhecida em barris de amburana.

Já o vinho Dos Montes, é feito com uvas do parreiral da fazenda. O turista pode degustar as variedades merlot, shiraz, cabernet franc e tempranillo numa adega intimista, com barris e garrafas na decoração, e meia luz.

cerveja loba - credito Marden Couto

 

Hotéis-Fazenda

Os hotéis da cidade são casarões do século XVIII e XIX, que foram restaurados para abrigar as comodidades atuais. Quem busca por conforto e segurança encontra em Santana dos Montes uma excelente opção para aproveitar o melhor do turismo rural.

 

– Hotel Fazenda da Chácara

É um espaço que alia paz e tranquilidade, além de opções de entretenimento para toda a família. A estrutura com piscinas, hidromassagem, salão de jogos, trilhas, cavalgada, pesca esportiva, restaurante e bares é um convite a um fim de semana diferente.

www.hotelfazendadachacara.com.br

hotel fazenda da chacara - credito Marden Couto

 

– Hotel Fazenda Fonte Limpa

É considerada Monumento Histórico e Artístico de Minas Gerais desde 1995, pela conservação das características do período do Ciclo do Ouro. O complexo da Fazenda Fonte Limpa está situado em meio as florestas e cursos d’água. No local é possível conhecer três museus que contam a história da fazenda e da região.

www.fazendafontelimpa.com.br

hotel fazenda fonte limpa - credito Marden Couto


– Hotel Fazenda Santa Marina

Uma autêntica fazenda mineira ideal para casais que buscam tranquilidade e conforto. A casa principal é do século XIX e conserva as características coloniais. O local é decorado com peças antigas pertencentes ao acervo da família proprietária da fazenda.

www.fazendasantamarina.com.br

hotel fazenda santa marina - credito Marden Couto

 

– Hotel Fazenda do Tanque

É um casarão do século XIX tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. O local é perfeito para descansar, passar dias agradáveis e desfrutar de uma deliciosa comida típica com conforto e tranquilidade.

www.fazendadotanque.com.br


– Hotel Solar dos Montes

A sede é do século XVIII e foi cuidadosamente restaurada. A estrutura conta com salão de eventos e cinema, restaurante, bar com lareira, piano bar, biblioteca e varanda com bela vista. É uma excelente opção de hospedagem para turistas, ambiente romântico e aconchegante, onde os proprietários recebem pessoalmente seus hóspedes.

www.solardosmontes.com.br

 

santana dos montes - credito Marden Couto

 

Você gostou das nossas dicas sobre Santana dos Montes? Conta pra gente nos comentários!

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
Gruta de Maquiné - crédito Marden Couto
Cordisburgo: literatura, natureza e sossego!
Sete Lagoas
Sete Lagoas
extrema - credito Marden Couto
O que fazer em Extrema: roteiro completo para um fim de semana (assista ao vídeo)
Serro - credito Marden Couto
Serro: queijo, ladeira e muita história!  
Serra do Cipó - credito Sergio Mourão
Serra do Cipó
2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web