Igrejinha da Pampulha

Conheça 2 lugares incríveis para apreciar arte e paisagismo em Minas

Minas Gerais é conhecida pelos encantos de suas belas cidades e por suas montanhas. Viajar por estes lugares ou descobrir os atrativos da capital, Belo Horizonte, é um passeio para apreciar arte e paisagismo em um ambiente acolhedor e uma deliciosa e farta comida.

Começando pelos incríveis roteiros da Estrada Real até a Lagoa da Pampulha a diversividade de passeios turísticos é impressionante. Descubra alguns detalhes sobre dois especiais lugares que não podem ficar fora da sua visita pelo estado.

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

 

PAMPULHA

A capital mineira, Belo Horizonte, conta com o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que encanta e atrai visitantes para conhecer os projetos assinados por Oscar Niemeyer, contornado pela Lagoa da Pampulha e pelos belos jardins projetados por Burle Marx. É um passeio que convida o visitante ao descanso e tranquilidade.

Patrimônio Cultural da Humanidade

Hoje (17/7) o Conjunto Moderno da Pampulha recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco. O tombamento engloba a Igreja São Francisco de Assis, o Iate Tênis Clube, a Casa do Baile e o Museu de Arte da Pampulha. 

Arte e Paisagismo

A orla da Pampulha oferece um passeio incrível com pontos turísticos que valem conferir de perto por sua beleza e contato com a natureza. O Museu de Arte de Pampulha foi o primeiro projeto de Oscar Niemeyer e recebe obras de Alberto da Veiga Guignard, Emiliano Di Cavalcanti, Ivan Serpa, entre outros. Possui uma importante coleção de gravuras brasileiras com produção de Oswaldo Goeld. Além disso, oferece visitas guiadas, oficinas e encontros com artistas convidados.

Restaurantes e Entretenimento

A Pampulha oferece passeio para toda família. Excelentes restaurantes com a deliciosa comida mineira estão espalhados pelo bairro — além de opções diversas da gastronomia internacional. Alguns oferecem a experiência de contato com a natureza, em um estilo mini fazenda com animais e cercados por lindas paisagens. Nossa dica é que você faça uma pausa para o almoço no famoso Xapuri. Lá você pode experimentar a tipica comida mineira, com receitas criada pela fundadora D. Nelsa Trombina e toques de sofisticação do chef Flavio Trombino. 

Como chegar 

A forma mais divertida de se conhecer os atrativos da Pampulha é de Tuk Tour, no qual o Caetano, um português simpaticíssimo, passeia com os turistas pela orla da lagoa parando em cada monumento para que o visitante possa conhecer. O tour de 4 horas custa R$ 120 por pessoa. Para mais informações clique aqui

Onde hospedar

Para que você conheça todos os atrativos da Pampulha, nossa dica é que você se hospede na região, pois fica um pouco afastada do centro da cidade. O Pampulha Design Hotel está na orla da lagoa, pertinho do Museu de Arte. Para mais informações clique aqui.  

Museu de Arte da Pampulha

Museu de Arte da Pampulha

Igrejinha da Pampulha

Igrejinha da Pampulha

Casa do Baile

Casa do Baile

Iate Tênis Clube

Iate Tênis Clube

INHOTIM

Localizado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, está o Instituto Inhotim. Um projeto que surgiu em 1980 com o desejo de unir natureza e arte em um só lugar. O trabalho de artistas brasileiros e estrangeiros está espalhado em meio a natureza. Não há um roteiro a seguir, cada um pode escolher seu caminho e todo o percurso do parque apresenta diversas obras de arte e paisagismo que encantam os visitantes.

Galerias de arte

O grande museu a céu aberto, como é chamado, possui 18 galerias permanentes e 4 temporárias. São 500 obras de artistas conhecidos como: Tunga, Adriana Varejão, Helio Oiticica, entre outros, que impressionam por sua beleza, inovação e harmonia com a natureza. O norte-americano Doug Aitken criou o Sonic Pavilion com seis microfones instaladas abaixo do solo para captar o barulho das profundezas em um pavilhão de vidro e aço revestido de película plástica.

Natureza

O instituto Inhotim cultiva 4.200 espécies de plantas, sem falar nas palmeiras e na coleção com 334 espécies de orquídeas. O local possui 50 espécies de plantas medicinais, aromáticas e tóxicas. Um espaço cheio de espécies botânicas variadas, com lindas paisagens que oferece ao visitante ambiente agradável em contato com a natureza promovendo um passeio relaxante. O encontro da arte e paisagismo é uma experiência única!

Gastronomia

Como o Inhotim é muito grande e as visitas costumam durar um dia inteiro — ou até dois dias dependendo da disposição, disponibilidade e interesse, no espaço há dois restaurantes e lanchonetes para atender aos visitantes. 

Como chegar

A Oturí, operadora de turismo e eventos do Inhotim, tem vans saindo da loja do Inhotim na Savassi todos os sábados, domingos e feriados. A van parte  às 8h15 e retorna às 17h30. O transfer custa R$ 60 por pessoa ida e volta. Para mais informações clique aqui.

Onde hospedar

Para uma visita ao Inhotim o melhor é se hospedar em BH. O Mercure Lourdes é uma excelente opção, pois além da localização, da infraestrutura e do café da manhã delicioso, ainda tem parceria com o Inhotim. Para mais informações clique aqui.

Inhotim

Lago principal

Inhotim 2

Invenção da cor, penetrável Magic Square #5, De Luxe

Inhotim 3

Beam Drop Inhotim

Inhotim 4

Galeria Cildo Meireles

E então, gostou de conhecer mais sobre o turismo, arte e paisagismo em Minas? Compartilhe sua opinião nos comentários!

No novo GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês, mapas de Minas Gerais e da Estrada Real e 60 cupons de descontos em hotéis, restaurantes e atrativos! 

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
nhá chica - crédito Marden Couto
7 cidades mineiras que estão na rota da peregrinação
roteiro por Minas Gerais - turismo de minas
Roteiro de 8 dias de viagem por Minas Gerais a partir do Rio de Janeiro
bar clube da esquina - credito divulgação
Clube da Esquina: a música mineira que marcou gerações
são gonçalo do rio das pedras - credito Marden Couto
6 curiosidades sobre o povo mineiro
são joão del-rei
6 cidades históricas de Minas que todo mundo tem que ir
2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web