caraça

Roteiro Entre Serras reúne atrativos religiosos, históricos e naturais

Adoramos o Roteiro Entre Serras: da Piedade ao Caraça, que passa pelas cidades de Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas. É pertinho de BH, na região do Circuito do Ouro, tem hotéis e restaurantes com preço bom e muitos atrativos religiosos, históricos e naturais.

Caeté

Nossa primeira parada foi em Caeté, onde fomos recebidos pela Cássia Paes, secretária de turismo da cidade. O principal atrativo de lá é o Santuário da Piedade, que fica no alto da serra e oferece vista espetacular da região. Não conseguimos visitá-lo, pois chegamos na portaria depois das 18h.

Outro destaque do município é a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso, que foi o primeiro templo construído em alvenaria de Minas Gerais. E ainda guarda obras do início da carreira de Aleijadinho!

caeté

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso

Santuário do Caraça / Parque Natural do Caraça

No Santuário do Caraça fomos recebidos pelo Padre Luís Carlos, que nos levou para conhecer a igreja, a adega, o museu e a catacumba. Adoramos o lugar! O contexto histórico é muito forte, pois foi a primeira igreja neogótica do Brasil e o primeiro colégio de Minas Gerais.

O bacana é se hospedar lá e ficar sentado em frente ao Santuário a noite, esperando o lobo guará aparecer. Vale até levar o cobertor e tomar um vinho. O padre coloca uma forma de carne para atrair o bicho, mas ele costuma aparecer só altas horas da noite. Nós não conseguimos esperá-lo, mas no outro dia tivemos notícias de que ele apareceu a 1h da manhã.

No outro dia de manhã, fizemos uma trilha de 30 minutos e chegamos na Cachoeira da Cascatinha, que tem 4 quedas d’água e 40 metros de altura. Visitamos também a igreja, que guarda o primeiro órgão de tubos fabricado no Brasil e uma linda Santa Ceia, pintada por Mestre Ataíde.

Na adega conhecemos o processo de produção do vinho tinto e dos fermentados de laranja, jabuticaba e mel, este último conhecido como hidromel. As bebidas são produzidas pelos padres e os turistas podem degustar e comprar para levar para casa. No lugar são produzidos também pães, verduras, legumes e queijos meia cura e curado.

Nas belas ruínas do colégio, que funcionou de 1820 a 1968, ficam o museu no primeiro andar e a biblioteca no segundo andar. Outro ponto de visitação é a catacumba, onde estão enterrados os padres que atuaram no Santuário.

Ficamos impressionamos de ver a quantidade de estrangeiros no local, segundo o Padre Luis, em 2015 passaram pessoas de 55 países diferente pelo Santuário. Alguns são pesquisadores e observadores de pássaros e outros são aventureiros.

Para quem gosta de ficar conectado o tempo todo o lugar é um pouco tenso, pois a internet não funciona nos quartos e nas áreas comuns os hóspedes ficam procurando o sinal.

A hospedagem sai a partir de R$ 112 por pessoa, com pensão completa – café, da manhã, almoço e jantar. No café da manhã é divertido preparar o próprio ovo, mexido ou frito, na chapa do fogão a lenha.

caraça

Santuário do Caraça

cachoeira da cascatinha

Cachoeira da Cascatinha

Santa Bárbara

Em Santa Bárbara, a Janira Braga, secretária de turismo, nos recebeu para um bate papo. A cidade está linda, com atrativos turísticos muito bem conservados e guias de turismo preparados para orientar os visitantes. Outros pontos positivos são as entradas gratuitas e a permissão para fotografar.

A Matriz de Santo Antônio é maravilhosa. Uma das poucas igrejas do Brasil com três estilos do barroco: nacional português, joanino e rococó. O Memorial Affonso Penna, conta toda a trajetória política do ex-presidente da república, nascido na cidade. E na Casa do Mel, o turista conhece as etapas de produção e as curiosidades sobre o produto.

Quem nos acompanhou pelos pontos turísticos de Santa Bárbara foi o Cesinha, da Circuitos Turismo. Os atrativos funcionam todos os dias de 9h as 12h e de 14h as 17h. A entrada é gratuita e tem visita guiada.

Onde hospedar: Hotel Florença, diárias a partir de R$ 130 para o casal

Onde comer: Hamburgueria Jom Carioca, que serve o chope artesanal Pub

Bar do Maurilúcio, que tem um delicioso pastel de camarão e requeijão

santa bárbara

Matriz de Santo Antônio

memorial affonso penna

Memorial Affonso Penna

casa do mel

Casa do Mel

Catas Altas

Em Catas Altas fizemos uma parada no Centro de Serviços e Informações Turísticas do Entre Serras: da Piedade ao Caraça, para pegar nosso Mapa de Figurinhas. É só visitar os pontos turísticos, colar as figurinhas e aproveitar os descontos nos hotéis e restaurantes da região! No local o turista pode usar a internet, o banheiro e a cozinha, super ponto de apoio.

O bucólico centro histórico da cidade, tem casinhas coloniais abraçadas pela Serra do Caraça. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é linda, mas não pudemos entrar, pois estava fechada por causa dos pombos.

Outro atrativo do local é o imponente Bicame de Pedras, ruína de um arqueduto de pedras construído por escravos, que fica na estrada entre Catas Altas e Santa Bárbara.

Onde hospedar: Pousada Aconchego Mineiro, diárias a partir de R$ 140 para o casal

Onde comer: La Viola, que tem muitas opções de cerveja artesanal

catas altas

Centro histórico

bicame de pedra

Bicame de Pedras

Barão de Cocais

Como chegamos em Barão de Cocais tarde, só conseguimos conhecer o Santuário de São João Batista, que tem uma pintura incrível no teto atribuída a Mestre Ataíde.

A estrela da cidade é o distrito de Cocais, onde tentamos dormir, mas não tinha vaga na única pousada. Lá está o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada e a Cachoeira de Cocais.

barão de cocais

Santuário de São João Batista

Mais informações: entreserras.circuitodoouro.tur.br (31) 3860-2003

Receptivo: circuitosturismo.com.br (31) 3832-4114

No novo GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês, mapas de Minas Gerais e da Estrada Real e 60 cupons de descontos em hotéis, restaurantes e atrativos!

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
canela-de-ema-credito marden couto
Que tal se aventurar em Minas neste verão?