luana e marden - turismo de minas

Saiba como planejar uma viagem

Saber como planejar uma viagem não tira as surpresas que você pode encontrar pelo caminho: apenas ajuda a evitar desembarques em situações tão imprevisíveis quanto desagradáveis.

Por isso, se você deseja acumular boas lembranças das suas próximas viagens — mesmo que seja aquele pulo à cidade vizinha em um fim de semana relaxante —, confira, neste post, as dicas que selecionamos sobre como planejar uma viagem!

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

 

Cheque o calendário e escolha as datas

Antes de postar fotos nas redes sociais, calcular o orçamento ou esboçar o roteiro, e antes mesmo de selecionar o destino, que tal dar uma boa olhada no calendário? Assim, você fica por dentro de feriados, as melhores datas para solicitar as férias e descobre como contabilizar o melhor tipo de viagem para cada período.

Por exemplo: finais de semana e feriados curtos prometem uma logística mais acessível para cidades próximas a você, enquanto os dias de repouso prolongados praticamente nos convidam a estender alguns ou muitos quilômetros até o destino final.

Agora, sim, é hora de saber como planejar uma viagem!

Pesquisa é sinônimo de economia

Pesquise absolutamente tudo! Assim que definido o destino de sua viagem, é hora de sentar diante do computador e fazer um breve checklist:

  • Passagens (se necessário) ou rotas de acesso (distância e pedágios etc.);
  • Tipo de hospedagem;
  • Pacotes turísticos ou passeios agendados.

Para cada um deles, acesse sites que fazem comparações entre empresas e descubra quais trazem o melhor custo-benefício. Não deixe de conferir, também, se as empresas que você deseja fechar negócio possuem boa reputação online.

Outra dica para os econômicos de plantão: comprar passagens e até alguns passeios com antecedência podem render bons negócios para você.

Cronograma não é restrição, é segurança

Você não precisa ser um escravo do relógio, mas esboçar um cronograma garante que você consiga ir, voltar, visitar tudo que deseja e ainda descansar um pouquinho.

Por isso, anote e memorize os horários de embarque, check-in e check-out e até mesmo um pequeno roteiro, dia a dia, com informações sobre o que ver e fazer. Isso permite uma flexibilidade gigantesca para desfrutar da viagem sem grandes preocupações.

O destino deve ser familiar a você

Até mesmo como um complemento às dicas anteriores, vale muito a pena se familiarizar antecipadamente com o destino que você pretende visitar. Isso não estraga nenhuma surpresa, muito pelo contrário: apenas deixa a ansiedade pelos dias de repouso ainda maior.

Saiba aonde ir, o que evitar, a melhor época para visitar e os locais que a população local visita. Tudo isso pode fazer parte do roteiro, bastando saber como planejar uma viagem.

Um orçamento prevenido vale por dois

Bom, pode não valer por dois, literalmente. Mas, a partir das pesquisas, roteiro e planejamento, você consegue criar um orçamento controlado e imune às surpresas capazes de nos deixar com os bolsos vazios — como a fatura do cartão de crédito pós-viagem, por exemplo.

Lembre-se de acrescentar à soma total uma quantia para as refeições, tráfego local (como táxis e ônibus), passeios e eventuais emergências. Além disso, para viagens internacionais, principalmente, não se esqueça de avisar a operadora de cartão de crédito sobre a sua viagem, informando datas de partida e regresso. Isso evita que o cartão seja bloqueado por medidas de segurança.

E tenha um pouco de dinheiro em espécie. Nunca se sabe quando um estabelecimento não aceita cartões de débito ou crédito.

E aí? O que achou das nossas dicas sobre como planejar uma viagem? Caso você tenha alguma técnica particular que tenha funcionado nos seus últimos planejamentos de férias, compartilhe conosco nos comentários! 

No novo GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês, e mapas de Minas Gerais e da Estrada Real! 

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
piranguinho, capital do pé de moleque - credito Marden Couto
Conheça as famosas capitais mineiras
restaurante de hotel - credito Marden Couto
7 restaurantes de hotéis para experimentar em BH
santa bárbara - credito Marden Couto
7 destinos baratos para você viajar por Minas
mercado central bh - crédito Marden Couto
17 lojas imperdíveis no Mercado Central de Belo Horizonte
artesanato mineiro - credito marden couto
4 lugares para você comprar artesanato em Minas 

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web