nova lima - crédito Marden Couto

Saiba quais são as 10 cidades mineiras com a melhor qualidade de vida

Minas Gerais é o quarto maior estado em área territorial e o segundo mais populoso do país. Entre tantas cidades, 853 no total, existem algumas que se destacam pela qualidade de vida.

A cada 10 anos, é divulgado um ranking realizado pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, levando em consideração alguns fatores para medir o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Este levantamento foi divulgado em 2013 com base no último Censo, de 2010.

A avaliação é realizada considerando três principais itens: longevidade, educação e renda. A partir dos cálculos de cada um desses fatores, se chega ao ranking geral de IDHM.

Confira a lista das 10 cidades que possuem melhor qualidade de vida em Minas Gerais!

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

 

1 – Nova Lima

Situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Nova Lima é a melhor cidade para se viver segundo o ranking. Os 87 mil habitantes contam com alto índice de longevidade, opções de turismo e bons índices educacionais, o que fez com que a cidade alcançasse o topo da lista. A economia da cidade é movimentada pela mineração e pelo aumento das cervejarias artesanais.

 

2 – Belo Horizonte

A capital mineira é conhecida pela hospitalidade, qualidade de vida e pela arquitetura. É a terceira metrópole do Brasil e está em constante crescimento. Possui cerca de 2,5 milhões de habitantes, que contam com ampla e diferenciada rede de serviços e estrutura urbana que valoriza os espaços livres e as áreas verdes.

 

3 – Uberlândia

Principal cidade do Triângulo Mineiro, o turismo de negócios é um dos destaques da cidade, que oferece também uma excelente infraestrutura com variedade de hotéis e restaurantes. Uberlândia possui ainda tradição cultural, com ênfase no artesanato, no teatro e na música.

Uberlândia - credito marden couto

Parque em Uberlândia – Foto Marden Couto

 

4 – Itajubá

Com a quarta colocação, a cidade está estrategicamente posicionada entre duas importantes estradas do país, a Rodovia Fernão Dias e Rodovia Presidente Dutra. Itajubá tem cerca de 100 mil habitantes e possui a agropecuária e a indústria, nas áreas de mecânica fina, eletromecânica e aeronáutica, como as principais atividades econômicas.

 

5 – Lavras

A cidade conta com uma universidade federal, que frequentemente aparece nas listas das melhores do país. Os setores metalúrgico, agroindustrial e têxtil são os principais ramos industriais de Lavras. O município é considerado polo regional e possui comércio bastante ativo e diversificado.

 

LEIA TAMBÉM – Qual a melhor época para viajar por Minas Gerais?

 

6 – Poços de Caldas

Um dos destinos mineiros mais cobiçados no sul do estado, a cidade é reconhecida pelos poderes das águas com propriedades alcalinas, sulfurosas, radioativas e termais das estâncias hidrominerais. Poços de Caldas também possui rico acervo cultural e atrai inúmeros turistas.

 

7 – Juiz de Fora

A maior cidade da Zona da Mata Mineira possui localização privilegiada entre três capitais do Sudeste (Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo) o que torna o município alvo estratégico do turismo de eventos e negócios. Juiz de Fora também é referência no setor acadêmico através da universidade federal e abriga empresas de segmentos variados.

juiz de fora - credito marden couto

Centro de Juiz de Fora – Foto Marden Couto

 

8 – Varginha

Famosa pela aparição de um ET em 1996, a cidade atrai a atenção de ufólogos e curiosos. Com cerca de 120 mil habitantes está situada bem na entrada do circuito do Lago de Furnas. Sua localização é estratégica, entre Belo Horizonte e São Paulo, facilita o escoamento da produção de café e outros produtos através da estação aduaneira.

 

9 – Lagoa Santa

Localizada bem próxima da capital mineira, a cidade é conhecida pelo poder de suas águas – acredita-se que a lagoa santa possui minerais com poderes curativos, o que atrai muitas pessoas em busca de saúde. Além disso, o município possui um rico acervo arqueológico, com grande número de descobrimentos fósseis, que atraem arqueólogos de todo o mundo.

 

10 – Itaú de Minas

A cidade está no sudoeste do estado, tem a sua história misturada com a indústria cimenteira local, e possui a maior cimenteira do país. Em Itaú de Minas também se encontra uma das maiores jazidas de calcário do Brasil, explorada pelo grupo Votorantim, que tem uma grande sede instalada no município. Além da infraestrutura industrial, a cidade veio parar no ranking devido à educação e longevidade de seus habitantes.

 

LEIA TAMBÉM – Alerta: veja o que não fazer em terras mineiras

 

Você concorda com o ranking? Deixe uma mensagem pra gente nos comentários!

 

No GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas de Minas Gerais e da Estrada Real! 

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
wals - credito Marden Couto
7 cervejarias artesanais para visitar em Minas Gerais
grão da terra - crédito Marden Couto
As 10 melhores paradas nas estradas mineiras
observatório - credito Marden Couto
5 observatórios astronômicos abertos a visitação em Minas
memorial minas gerais vale - crédito Marden Couto
11 atrativos gratuitos para você visitar em Minas Gerais
santuario do senhor bom jesus de matosinhos - crédito Marden Couto
Conheça 15 igrejas incríveis em Minas
23 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web