santos dumont - credito Marden Couto

Santos Dumont: o pai da aviação é mineiro

Alberto Santos Dumont é uma das figuras ilustres de Minas Gerais, tem em sua história importantes feitos e sob sua autoria invenções revolucionárias. O pai da aviação, nasceu em 20 de julho de 1873 no sítio Cabangu, local que se tornou o município de Palmira e anos depois recebeu o nome de Santos Dumont, em homenagem ao seu personagem mais ilustre. 

Desde pequeno, demonstrava fascínio pelas máquinas da fazenda do pai no interior de São Paulo. Aos 18 anos foi para Paris, na França, para completar os estudos e lá começou a se dedicar cada vez mais pela arte que tanto admirava, a de voar.

 

Voos

O primeiro voo com um balão de propulsão própria foi realizado em 1898 e a cada vez Santos Dumont testava outros dirigíveis em busca de aperfeiçoamento. Até que em 1901 conseguiu contornar a Torre Eiffel com o número 6. Foi premiado e condecorado pelo feito. Ficou conhecimento mundialmente recebendo homenagens na Europa, nas Américas e em especial no Brasil.

Em outubro de 1906 Santos Dumont realizou o voo com o 14-Bis, sem utilizar auxílio de dispositivos para lançamento. Durante 7 segundos, percorreu cerca de 60 metros, no campo de Bagatelle na capital francesa, com um aparelho mais pesado que o ar. Dois anos depois o inventor apresentou outro modelo, o Demoiselle (foto), um projeto completo desde o motor.

 

De volta

Em 1910, Santos Dumont resolveu encerrar sua carreira de inventor. Passou a supervisionar as indústrias que surgiram na Europa. Doente, ele retornou ao Brasil. Em 1914, com o surgimento da Primeira Guerra Mundial e ao ver seu invento utilizado para combates aéreos se decepcionou. Sua tristeza aumentou ainda mais ao ver o aeroplano usado durante a revolução de 1932 em São Paulo. Com esclerose múltipla e depressão, se suicidou em um hotel no Guarujá.

Seu corpo está enterrado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. E na época, o médico Walther Haberfield removeu secretamente seu coração e o preservou em formol, durante longos anos. Depois da recusa da família, ele doou o coração para o governo e hoje ele está exposto no museu da Força Aérea, no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro.

 

Lugares para visitar

Na cidade que leva o nome dele em Minas Gerais, há uma estátua em bronze em sua homenagem e no Museu Casa de Cabangu, casa onde o inventor nasceu, encontra-se um acervo composto por objetos particulares de Santos Dumont. Nas proximidades do museu, existe a Fazenda do Cabangu, onde tem um arquivo com documentos, objetos e fotos da aviação no Brasil. 

Além da cidade onde nasceu, Santos Dumont deixou marcas em outros municípios pelo país. Em Petrópolis (RJ) há um Museu Casa do inventor, com várias criações propostas por ele, como por exemplo, o chuveiro e a escada, que só sobe começando com o pé direito. O museu conta com acervo de objetos, livros, cartas e mobiliário que pertenceram ao inventor. No Centro Cultural 14 Bis, anexo à Casa, os visitantes podem assistir a um curta metragem sobre Santos Dumont. Conhecida como Encantada o local foi a residência de verão de Santos Dumont. 

 

Você conhece outros personagens icônicos de Minas Gerais? Conta pra gente nos comentários!

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
grande hotel e termas araxá - crédito Marden Couto
Conheça 6 cassinos suntuosos em Minas Gerais
Passadiço da Glória, em Diamantina - crédito Marden Couto
12 experiências românticas para você viver em Minas Gerais
mercado central bh - crédito Marden Couto
16 lojas imperdíveis no Mercado Central de Belo Horizonte
ecoturismo - credito Marden Couto
7 melhores destinos mineiros para amantes do ecoturismo
diamantina - credito Marden Couto
7 coisas que eu amo fazer (e repetir) em Minas
1 Comentário
  • Nós,do COMTUR SD,agradecemos a divulgação do nosso bem maior,nosso tesouro cultural e ilustre conterrâneo! A cidade além do museu,tem belíssimas cachoeiras-cerca de trinta,fazendas centenárias e históricas,bens ferroviários como a “maria fumaça” ZEZÉ LEONE,trecho lindo da Estrada Real,Caminho Novo,duas represas sendo que em uma delas,há a igreja velha de Dores do Paraibuna com história emocionante!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web