São João del-Rei

São João del-Rei

São João del-Rei é mais uma das cidades que transpiram a história colonial de Minas Gerais. Em cada parede, rua ou viela, o turista se depara com a cultura herdada dos colonizadores europeus ou dos escravos africanos. Uma cidade em que a beleza se encontra nos casarões coloniais, nas ruas de pedras e nas igrejas barrocas.

Com instigante histórico, a cidade ganhou o título de “Capital Brasileira da Cultura” em 2007. Desde então cresceu. No entanto, as histórias e as lembranças do Brasil Colônia continuam vivas em seu Centro Histórico. Por ali estão os antigos sobrados e casarões, como o Solar dos Neves, que ainda hoje pertence à família do ex-presidente Tancredo Neves; e a igreja de Nossa Senhora do Pilar, com talhas de ouro em profusão.

Atrativos

Os principais atrativos, mais uma vez, dizem respeito às igrejas da região. A Igreja de Nossa Senhora do Pilar é a única na cidade que possui altar com talhas douradas. A Igreja de São Francisco de Assis tem o projeto da portada feito em pedra sabão e em seu interior há detalhes barrocos e rococós, além de lustres de cristais. A Igreja Nossa Senhora do Carmo não fica para trás e possui características de várias fases do barroco.

O Memorial Tancredo Neves conta com fotos e documentos sobre a trajetória política do Brasil e do ex-presidente. Já o Museu Regional tem mobília, imagens sacras, oratórios e telas dos séculos 18 e 19.

Curiosidade

São João é conhecida como a “Terra onde os sinos falam”, pois guarda uma curiosa tradição: pelo toque do sino, sabe-se onde, quando e por qual celebrante será realizada a solenidade, se haverá procissão e, no caso dos dobres fúnebres, até se a pessoa falecida era homem ou mulher. 

Dica

O passeio de Maria Fumaça até Tiradentes é imperdível. São 12 quilômetros em aproximadamente 35 minutos de pura beleza natural.

Serviço:

Site oficial: www.saojoaodelrei.mg.gov.br

Fundação da cidade: 6/3/1838

Temperatura média: 19º C

Distância de Belo Horizonte: 185 km

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
Grande Hotel de Araxá
Araxá
Ouro Preto
Ouro Preto
juruaia - credito Marden Couto
Juruaia, onde fica a capital da lingerie?
bichinho - crédito Marden Couto
Bichinho: a terra do artesanato mineiro
parque estadual do ibitipoca - credito Marden Couto
Miniguia de Ibitipoca: veja quais são os atrativos imperdíveis

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web