alagoa - credito osvaldo filho

Serra da Mantiqueira: 7 cidadezinhas charmosas para você curtir a região

A Serra da Mantiqueira é uma das regiões mais bonitas de Minas Gerais, que atrai casais apaixonados em busca do aconchego das montanhas e também aventureiros prontos para explorar essas terras altas.

A região montanhosa que se espalha pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo é lar de inúmeras cachoeiras e formações rochosas, que compõem três dos maiores picos do país, com paisagens decoradas por espécies de plantas e animais da mata atlântica.

Selecionamos neste post sete cidadezinhas charmosas que estão incrustadas na Serra da Mantiqueira, para você programar uma viagem pela região, confira:

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

Aiuruoca

Aiuruoca é o local ideal para a prática do ecoturismo e do turismo de aventura, com muitas cachoeiras, trilhas e bosques. Nesse mar de montanhas mágicas, rodeada por araucárias, está o Pico do Papagaio, a Reserva Ambiental do Mututu e o Vale dos Garcias. Aproveite para praticar caminhada, cavalgada, rapel, escalada, tirolesa e até um mini-rafiting.

aiuruoca

Alagoa

A pequena cidade de 2,7 mil habitantes poderia passar despercebida: fica no alto da Serra da Mantiqueira, a 1,6 mil m de altitude, acessada por ruas estreitas. Mas o município atrai visitantes com a lendária receita de queijo parmesão, que é fabricado exclusivamente ali. Para quem quiser provar, mesmo antes de conhecer a cidade, o site Queijo d’Alagoa entrega para todo o Brasil.

alagoa - foto osvaldo filho

Itamonte

Apesar de pequena, a cidade abrange dois parques: o Parque Nacional de Itatiaia e o Parque Estadual da Serra do Papagaio. As atrações incluem cachoeiras e picos rochosos de onde a vista faz o esforço da caminhada valer a pena. A especialidade gastronômica da cidade é a truta, que pode ser pescada e saboreada na Truticultura Sobradinho.

itamonte - crédito setur itamonte

Passa Quatro

Charmosa, a cidade tem calçamento de paralelepípedo, prédios do final do século XIX e passeio de maria-fumaça. Entre as atrações de ecoturismo, que ficam um pouco mais distantes do centro, estão a cachoeira da Gomeira, a Floresta Nacional e o pôr-do-sol no Pico do Itaguaré. A noite, a melhor pedida é ir a Esfiharia Monte Líbano, que serve uma comida árabe dos deuses. 

passa quatro - credito fernando piancastelli

Monte Verde

Badalado, o destino bomba no inverno com seu centrinho animado por lojas, docerias, bares e até patinação no gelo. Lareiras e ofurôs recebem os casais nos quartos das pousadas e hotéis. Para se aquecer nas noites frias, nada melhor que o chocolate quente do Chocolate Montanhês.

monte verde - credito ahpmv

Gonçalves

O centrinho aprazível da cidade concentra cafés e lojas, e os arredores rurais têm cachoeiras e mirantes. É uma boa pedida para casais que procuram um destino de inverno escondidinho. Para o almoço escolha o Deméter na Roça, para o jantar o Restaurante Sauá, e para se hospedar a Pousada Passaredo. Deixe espaço na bagagem para as delícias do A Senhora das Especiarias.

gonçalves - credito Marden Couto

Extrema

Na divisa com São Paulo, a cidade tem cinco rotas turísticas para entreter os visitantes, que incluem visitas a cachoeiras, subidas a pedras gigantes e passeios a ateliês de arte e alambiques. Os aventureiros ainda têm a possibilidade de praticar rafting e voo livre. Almoce no Armazém Bertolotti e prove delícias como o torresmo, o bolinho de linguiça e o pudim de leite condensado, que foi premiado na França.   

extrema - credito setur extrema

#DicaTM

De BH para a região da Serra da Mantiqueira, uma boa parada na estrada é na Cafeteria Grão da Terra, que agrega a culinária mineira com a libanesa. Lá você encontra delícias como o quibe de carneiro servido com geleia de hortelã e o suco de laranja com café. Outro diferencial é que a cafeteria produz seu café especial e premiado, o Essência da Terra. O trabalho da família começa no plantio, passa pela colheita, secagem, moagem até o produto final.  A Grão da Terra fica próxima a Três Corações, na Rodovia Fernão Dias (BR 381), km 74, (35) 9 8816-8936.

grao-da-terra

Gostou da matéria? Compartilhe com seus amigos? Conhece as cidades citadas ou tem alguma indicação? Conta pra gente nos comentários!

No novo GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês, mapas de Minas Gerais e da Estrada Real e 60 cupons de descontos em hotéis, restaurantes e atrativos! 

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
órgãos históricos, caraça - credito Marden Couto
Que tal assistir um concerto dos órgãos históricos de Minas Gerais?
doces mineiros - crédito marden couto
6 doces mineiros que você tem que provar
mineiros que largaram tudo para viajar pelo mundo
Mineiros que largaram tudo para viajar pelo mundo
chocolaterias - credito Marden Couto
6 chocolaterias mineiras para você se deliciar
expedição turismo de minas
Vídeos Expedição Turismo de Minas: assista os melhores momentos da viagem
29 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web