Serra do Cipó - credito Sergio Mourão

Serra do Cipó

Inicialmente chamada de Fazenda Riacho Fundo, a região onde se encontra a Serra do Cipó tem origem no século 18, ao redor de uma pequena capela construída no local. O povoado foi crescendo e hoje é uma cidade, que se chama Santana do Riacho. O município é dotado de vários sítios arqueológicos que fazem parte da “Grande Região Arqueológica de Lagoa Santa” que comprovam a existência humana no local há mais de 10.000 anos. 

Santana do Riacho é um dos principais municípios da conhecida Serra do Cipó, famosa por sua beleza natural. Situa-se a 100 km de Belo Horizonte.

E o grande objetivo de quem chega à serra é percorrer as diversas trilhas em capôs floridos, atravessar cânions, fotografar cachoeiras e nadar nos riachos, dentro e fora do Parque Nacional da Serra do Cipó. Por isso as amantes dos esportes de aventura encontram ali o lugar ideal para a prática de esportes em contato com a natureza. O distrito Lapinha da Serra, povoado originado no século 18 também é muito procurado.

Atrativos

Um dos pontos mais visitados na cidade é a Estátua do Juquinha, uma homenagem ao andarilho que faz parte da cultura da Serra do Cipó. A escultura possui aproximadamente três metros de altura e foi construída sob um platô, proporcionando uma bela visão de toda a serra.

Há também a Igreja Matriz de Santana, uma antiga edificação colonial, construída na década de 50.

E mesmo tendo sido construído após a abolição da escravatura, o Caminho dos Escravos foi muito utilizado pelos tropeiros na era do ouro.

Fora do parque o turista encontra outros atrativos naturais como a Congonhas, as Cachoeiras do Lajeado e Paradise, as Grutas do Padre Borges, além do Sítio Arqueológico da Lapinha e o Pico do Breu.

Serviço: 

Site oficial: www.santanadoriacho.mg.gov.br

Fundação da cidade: 1/3/1963

Temperatura média: 21º C

Distância de Belo Horizonte: 93 km

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
Gruta de Maquiné - crédito Marden Couto
Cordisburgo: literatura, natureza e sossego!
Juiz de Fora
Juiz de Fora
araxa - turismo de minas
Araxá: termas, queijo, cachaça e doce na terra de Dona Beja (com vídeo)
carrancas - credito Marden Couto
Carrancas: o que fazer na cidade das cachoeiras
extrema - credito Marden Couto
Extrema: roteiro completo para um fim de semana (assista ao vídeo)
2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web