Serro - credito Marden Couto

Serro: queijo, ladeira e muita história!  

Uma das cidades mais antigas de Minas Gerais, a tricentenária Serro ainda guarda as características dos arraiais mineiros. Vila do Príncipe do Serro Frio, como era conhecida, foi sede de uma das quatro primeiras comarcas do estado, e foi elevada à vila em 1714.

Na região da Serra do Espinhaço, o que lhe confere uma boa quantidade de ladeiras e morros, Serro foi o primeiro município brasileiro a ter o conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1938. Confira quais são os principais atrativos da cidade!

 

Atrativos:

No roteiro passe pelas igrejas do século XVIII, como a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e as igrejas de Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora do Rosário. Imperdível é a Capela de Santa Rita, no ponto mais alto do centro histórico. Tem que ter fôlego para subir a escadaria, mas a vista compensa!

Serro - credito Marden Couto

 

A cidade é famosa pela produção do queijo minas artesanal, feito com leite cru, e declarado Patrimônio Imaterial de Minas Gerais. Graças ao clima, a iguaria local é menos maturada, e costuma também ser macia. Mas alguns produtores estão começando a curar os queijos e a abrir as porteiras das fazendas para receber turistas, como é o caso do Tulio Madureira, do Queijo do Gir.  

queijo do serro - credito Marden Couto

 

Distritos:

A mística Milho Verde é destino certo para quem procura sossego! O ponto de encontro é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, com vista privilegiada para o Pico do Itambé. Lá fica também a Cachoeira Moinho, com 25 metros de altura, que tem poços para banho, e mais à frente, duas quedas formam o Rio Jequitinhonha. 

milho verde - credito Marden Couto

 

Outro distrito é São Gonçalo do Rio das Pedras. Quem passa por lá não pode deixar de conhecer a Dona Helena e seu presépio. Desde criança ela coleciona as peças e mantém o presépio montado em um quarto de sua casinha o ano todo. É só chamar que ela abre a porta com a maior simpatia!

São Gonçalo do rio das pedras - credito Marden Couto

 

Você conhece o Serro? Conta pra gente o que você mais gosta de fazer lá!

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
são lourenço - credito Marden Couto
O que fazer em São Lourenço
gonçalves - credito Marden Couto
Gonçalves: onde a roça é hipster
extrema - credito Marden Couto
O que fazer em Extrema: roteiro completo para um fim de semana (assista ao vídeo)
Gruta de Maquiné - crédito Marden Couto
Cordisburgo: literatura, natureza e sossego!
Grande Hotel de Araxá
Araxá

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web