simbolos de minas

Símbolos de Minas Gerais: conheça os itens que representam o estado

Todo mineiro que se preze aprecia uma boa comida feita no fogão a lenha, um doce caseiro acompanhado de um queijinho, e um cafezinho coado na hora e servido na caneca esmaltada. Essas são algumas referências de Minas e que hoje em dia podem ser encontradas em muitos lugares. Cada item vem recheado de lembranças e provoca até um trem no coração dos mineiros. Confira os símbolos mais amados pelos mineiros! 

 

Quer ter as melhores experiências em suas viagens por Minas? 

Clique aqui e compre nosso Guia exclusivo!

 

Fogão a lenha

Bem característico no estado faz parte da tradição e cultura mineira. Os fogões a lenha conferem um gosto especial aos alimentos e proporcionam boas lembranças aos nascidos nas cidades do interior. Ainda é comum as pessoas conservarem esse tipo de fogão em sítios e fazendas. 

 

Copo Lagoinha

Americano que nada, na capital mineira esse tipo de copo é conhecido como copo lagoinha, dizem que é uma referência a um bairro boêmio da cidade e pode ser encontrado em bares e botecos. Serve para apreciar um bom café ou uma cervejinha gelada.  

 

Namoradeira

Peça de artesanato típico que enfeita janelas de casarões, fazendas e estabelecimentos em Minas. É praticamente inevitável ver uma namoradeira e não reproduzir a clássica foto ao lado da escultura. 

 

Oratório

É um nicho ou altar muito comum nas casas dedicado a consagração e oração com imagens de santos que as famílias são devotas. 

 

Sino

As famosas igrejas mineiras possuem no alto de suas torres os sinos que badalam marcando os horários das missas e os eventos religiosos. O tipo de toque vai de acordo com o fato ocorrido e é até patrimônio imaterial de Minas.

 

Tacho de Cobre

Muito utilizado para a fabricação dos tradicionais doces mineiros. Com o passar do tempo, esse costume foi caindo em desuso e hoje em dia é mais comum encontrar os tachos nas cidades do interior.

 

Caneca Esmaltada

Serve para tomar um café coado na hora ou um leite ao pé da vaca. As canecas esmaltadas são típicas das fazendas mineiras, na cor branca ou coloridas, são utilizadas como objetos de decoração junto a uma chaleira.

 

Viola Caipira

Também conhecida como viola sertaneja é instrumento certo nas serestas e rodas de viola ao redor de uma boa fogueira e muita prosa. 

 

Barril de Cachaça

A produção de cachaça também é famosa nas terras mineiras. E não é à toa que é possível encontrar os famosos barris de cachaças em eventos, restaurantes e até mesmo nas casas do interior, onde as pessoas apreciam muito. 

 

Panela de Ferro

As panelas de ferro fundido ficaram populares no início do século XX. A durabilidade do item faz com que o hábito de utilizar seja passado de geração em geração, assim como as receitas culinárias.

 

Estandarte

Utilizado nas festas populares e religiosas os estandartes são expressão de arte e fé, confeccionados de forma artesanal carregam muito da cultura mineira.  

 

Queijo

Uma das principais iguarias do estado, pode ser classificado em diferentes tipos: frescal, curado, canastra. O queijo é uma das particularidades do estado e faz tanto sucesso que é considerado patrimônio imaterial de Minas e do Brasil.

 

Doce de Leite na palha

O doce de leite é um dos quitutes mais cobiçados no estado. Essa forma de embalar o doce na palha de milho é comum nas fazendas e casas do interior do estado. Dizem que a ideia surgiu porque após o preparo, o doce costumava grudar muito nas mãos das pessoas, quando embrulhado na palha facilitava o consumo.

 

Goiabada Cascão

Não se sabe exatamente a origem do nome dessa iguaria. Mas, alguns dizem que os escravos utilizavam a polpa da fruta para produzir o doce para os senhores e o restante da fruta e a casca era utilizada para o consumo deles. Independente da origem do nome a goiabada é uma das delícias de Minas.

 

Pão de Queijo

A marca registrada de Minas Gerais e reconhecida em qualquer lugar. A delícia feita de polvilho e queijo cada dia apresenta uma nova versão, seja com recheios doces, salgados ou o puro e simples pão de queijo que faz a alegria dos mineiros e dos turistas.

 

Você conhece outros símbolos de Minas? Conta pra gente nos comentários!

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
queijo canastra - credito marden couto
Conheça 7 regiões produtoras de queijo em Minas Gerais
melhor forma de viajar - credito Luana Bastos
É melhor viajar de pacote, excursão ou por conta própria?
melhor época para viajar - credito Marden Couto
Qual a melhor época para viajar por Minas Gerais?
caraça
Roteiro Entre Serras reúne atrativos religiosos, históricos e naturais
nhá chica - crédito Marden Couto
7 cidades mineiras que estão na rota da peregrinação
2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web