tiradentes - credito Marden Couto

Tiradentes – líder da Inconfidência Mineira

A história de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, está muito relacionada a Inconfidência Mineira. Ele nasceu em 12 de novembro de 1746 na Fazenda de Pombal, próximo a Vila de Santa Rita do Rio Abaixo, hoje município de Ritápolis, e entre as vilas de São João del-Rei e São José (atual Tiradentes). Era militar e dentista, por isso recebeu esse ilustre apelido. 

Foi o líder da Inconfidência Mineira, movimento que marcou a revolta contra o domínio Português, que cobrava altas taxas e impostos. No período do Ciclo do Ouro, todo ouro encontrado era taxado com o um imposto que representava 20% do valor. As pessoas que portavam ouro ilegal ou não taxado eram punidas pela Coroa Portuguesa. 

Diante das circunstâncias Tiradentes e outros inconformados e membros da elite como Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga lutaram pela libertação colonial do Brasil. A Inconfidência Mineira foi um marco da resistência no estado. E por isso a bandeira definida por estes inconfidentes passou a ser a bandeira oficial de Minas Gerais, composta por um triângulo vermelho em um fundo branco, com a inscrição em latim: Libertas Quae Sera Tamen (Liberdade ainda que tardia). 

Por traição à Coroa, Tiradentes foi condenado a forca e foi executado em 21 de abril, de 1792, em praça pública no Rio de Janeiro. Sua cabeça ficou exposta em Vila Rica, atual Ouro Preto, e conta-se que na mesma noite foi roubada e nunca descobriram o seu paradeiro. A data ficou marcada na história do país, e em sua memória é considerado feriado nacional.

A cidade de Tiradentes recebeu este nome em homenagem ao principal inconfidente. A troca de nome da cidade aconteceu pós Proclamação da República, quando o novo governo republicano precisava de um herói com estes ideais, então optaram por Tiradentes, por ter combatido um governo monárquico. O local é uma referência no estado para o turismo, e abriga um monumento em homenagem ao herói homônimo, construído pela própria população, no fim do século XIX. 

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
chocolaterias - credito Marden Couto
6 chocolaterias mineiras para você se deliciar
nhá chica - crédito Marden Couto
7 cidades mineiras que estão na rota da peregrinação
diamantina - credito Marden Couto
7 coisas que eu amo fazer (e repetir) em Minas
expedição turismo de minas
1 ano da Expedição Turismo de Minas
startups mineiras - credito Marden Couto
7 startups mineiras que estão inovando no turismo

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web