Tiradentes

Tiradentes

Tiradentes é uma cidadezinha pequena do interior, mas que como todas as cidades de poucos habitantes tem seus encantos e particularidades. O município é mais um dos diversos que integram a Estrada Real, destino turístico reconhecido no Brasil e no exterior. Desenvolvida pela extração de pedras preciosas, Tiradentes foi uma das cidades do Brasil onde mais se encontrou ouro. Hoje se destaca por ser uma das únicas que pouco se desenvolveu desde então. Por isso é uma das cidades históricas brasileiras mais bem preservadas, talvez a que melhor soube manter e aliar seu acervo histórico natural aos tempos modernos. Não tem o luxo barroco de Ouro Preto e de São João del-Rei, mas não fica para trás quando o assunto é história do Brasil.

A cidade foi palco de importantes debates do período da Inconfidência Mineira. É também a cidade natal de Joaquim José da Silva Xavier, o próprio Tiradentes, grande líder do movimento que acabou dando o nome ao município.

As ruas estreitas com calçamento de pedra conduzem por entre o casario colonial e igrejas barrocas. À noite, a luz branda acompanha o clima pacato da cidade, que propicia um clima romântico a quem visita a cidade a dois. De tão lindo, o cenário emoldurado pela Serra de São José já serviu de locação para filmes, seriados e novelas.

Para os que desejam se hospedar há várias opções de hotéis e pousadas, além dos passeios que contam a história local. A região possui ainda um rico artesanato e uma boa culinária, que atrai pessoas de todo país.

Matriz de Santo Antônio - Tiradentes

Matriz de Santo Antônio

Atrativos

Algumas das maiores atrações turísticas de Tiradentes estão concentradas no centro histórico. Um passeio pela rua Direita, a principal da cidade, não deixa dúvidas de que beleza é o que não falta na região. As construções do período colonial dão um ar cinematográfico ao município. Ainda ali é possível parar na Casa Padre Toledo e na Igreja Nossa Senhora das Mercês. A primeira guarda a história do inconfidente e expõe obras do século 18.

A Matriz de Santo Antônio é uma das mais belas basílicas do Estado e um dos mais ricos exemplares do barroco nacional. A decoração da capela inclui lustres de prata e grande quantidade de ouro no altar. A Igreja de São Francisco de Paula, embora não seja aberta a visitação, proporciona a melhor visão panorâmica do município.

Ainda no clima católico, o Museu da Liturgia tem instalações audiovisuais e terminais multimídia que exibem mais de 400 peças de liturgia dos séculos 17 a 20. Enquanto isso, no Museu do Automóvel da Estrada Real é possível encontrar mais de 50 automóveis divididos entre três setores: americano, europeu e nacional.

Mas para quem deseja viajar no tempo, a dica fica por conta do trem Maria Fumaça, que percorre 12 quilômetros de história entre Tiradentes e São João del-Rei. Já para apreciar a natureza, as trilhas da Serra de São José são a melhor opção, pois é possível encontrar uma exuberante flora, uma rica fauna e dezenas de cachoeiras e riachos.

Vale ainda a ida ao distrito de Bichinho, a oito quilômetros de Tiradentes, onde se pode encontrar o melhor artesanato da região.

Maria Fumaça - Tiradentes

Maria Fumaça (Fotos: Sergio Mourão)

Serviço:

Site oficial: www.tiradentes.mg.gov.br

Fundação da cidade: 12/11/1746

Temperatura média: 19º C

Distância de Belo Horizonte: 210 km

cta_finalpost_passeios_venda
Postagens relacionadas
Juiz de Fora
Juiz de Fora
Carlos Drummond de Andrade - Itabira
Itabira
parque estadual do ibitipoca - credito Marden Couto
Miniguia de Ibitipoca: veja quais são os atrativos imperdíveis
Parque Ipanema - Ipatinga
Ipatinga
belo horizonte - credito Marden Couto
Belo Horizonte: roteiro completo pela capital dos bares

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web